Análise semiótica na compreensão de aspectos culturais do design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p96Palabras clave:
Design e cultura, Semiótica, design de produto, Irmãos campanaResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre aspectos culturais do design de produtos a partir de uma análise semiótica de mobiliário. Como parte de um estudo de mestrado, a análise semiótica mostra-se como uma metodologia, um olhar que contribui na compreensão de significados amplos e múltiplos que o design comunica em sua materialidade. Para tal, tomou-se a poltrona Multidão, criada por Fernando e Humberto Campana, como ponto de partida para discutir a linguagem do design e os referenciais culturais que estabelece. A análise semiótica é apresentada como um meio de ler objetos e compreender re-significação que ocorre na interação entre design e tecnologia, design e artesanato.Descargas
Citas
AGÊNCIA CLICK. Cadeira Multidão. Vídeo. Duração: 03:45. Brasil, 2007. Disponível em: http://br.youtube.com/results?search_query=irm%C3%A3os+campana&search_type=&aq=f>. Acesso em: 30 ago. 2010.
CAMPANA, Fernando; CAMPANA, Humberto. Campanas. São Paulo: Bookmark, 2003.
CAMPANAS. Site oficial dos irmãos Campana. Disponível em: . Acesso em: abr. 2011.
GOES, M. Brinquedos do Agreste Paraibano. A Casa, 2000. Disponível em:. Acesso em: 15 ago. 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Campinas: Papirus, 1996.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Um conceito antropológico. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MOLES, Abraham. O kitsch: a arte da felicidade. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.
MONACHESI, J. Entrevista Fernando e Humberto Campana. Folha de São Paulo, 28 jul. 2007. Ilustrada. Disponivel em:. Acesso em: set. 2010.
VIHMA, Susan. Products as representations: a semiotic and aesthetic study of design products. Helsinki: University of Art and Design Helsinki UIAH, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Projetica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





