Análise Macroergonômica em uma Empresa da Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2010v1n1p47Palavras-chave:
Macroergonomia, Gestão, DesignResumo
Com a modernidade busca-se a eficácia e o sucesso das organizações em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto é necessário que haja um equilíbrio entre as habilidades dos funcionários em executar as tarefas e a demanda do mercado. A macroergonômia tem por objetivo contribuir para melhorar as condições de trabalho trazendo benefícios para as empresas obterem maior sucesso em seus produtos e serviços.
Downloads
Referências
BUGLIANI, R.de O. Macroergonômia: um panorama do cenário brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) ‐ Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2007.
BROWN, Ogden Jr. The development and domain of participatory ergonomics. In: INTERNATIONAL ERGONOMICS ASSOCIATION WORLD CONFERENCE, 1995, Rio de Janeiro.
FOGLIATTO, Flávio; GUIMARÃES, Lia B. M. Design macroergonômico: uma proposta metodológica para projeto de produto. Produto & Produção, Porto Alegre, v.3, n.3, 1999.
GOMES FILHO, João. Ergonomia dos objetos: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escritura, 2003.
GUÉRIN, F. Compreender o trabalho para transformá‐lo: a prática da ergonomia. Tradução Giliane M. J. Ingratta; Marcos Maffei. São Paulo: E. Blücher, 2001.
HENDRICK, H. Macroergonomics: a new approach for improving productivity, safety, and quality of work life. In: LATIN AMERICAN CONGRESS OF ERGONOMICS, 2, 1993, Florianópolis. p. 39‐58.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: E. Blücher, 2005.
KROEMER, K. H. E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Tradução Lia Buarque de Macedo Guimarães. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MILITÃO, Angeliete Garcez A influência da ginástica laboral para a saúde dos trabalhadores e sua relação com os profissionais que a orientam. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) ‐ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2008.
MELZER, Adriana Cristina de Souza. Fatores de risco físicos e organizacionais associados a distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho na indústria têxtil. Revista de Fisioterapia e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 19‐25, 2008.
NASCIMENTO, Nivalda Marques; MORAES Roberta de Azevedo Sanches. Fisioterapia nas Empresas. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2000.
WOLF, Brigitte. O design management como fator de sucesso. Florianópolis: ABIPITI‐ Programa Catarinense de design, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.