Diagnóstico de Temas para o Desenvolvimento de Conteúdos com Ênfase em Sustentabilidade e Moda para o Suporte de Novos Profissionais da Área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49143

Palavras-chave:

cenário têxtil, consumo consciente., Moda Sustentável

Resumo

Atualmente observa-se movimentos progressivos no campo da moda que buscam alternativas contra a cultura do fast fashion, do consumo excessivo, do descarte quase imediato, para aquisição de cada vez mais novas peças, que ficarão obsoletas na mesma rapidez que as primeiras adquiridas, o problema enfatiza a identificação dos pontos necessários a serem trabalhados por novos profissionais, sendo o objetivo geral diagnosticar temas relevantes para a produção de conteúdo, orientado para novos profissionais, tendo em vista à moda e sustentabilidade. A abordagem utilizada é o design para a sustentabilidade. A metodologia abrange pesquisa bibliográfica, em livros, periódicos, on-line, anais de congresso, artigos e afins sobre os temas empreendendo para a sustentabilidade; práticas de consumo na sociedade atual no mercado de moda; desperdício de recursos; fibras têxteis,  características sustentáveis, ações e iniciativas voltadas à produção e consumo consciente. Também foi aplicada pesquisa de campo, para identificar temas que interessam a estudantes em design de moda voltado à questão da sustentabilidade. Os resultados foram estruturados como diagnóstico acerca de temas relevantes a serem tratados pelos novos profissionais de design de moda.


Palavras Chave: cenário têxtil; consumo consciente; moda sustentável.

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Biografia do Autor

Glória Lopes da Silva Dal Bosco, Univille

Graduada em Design Habilitação em Design de Moda (2007) e Pós-Graduada em Produção de Moda: Percepção da Moda Contemporânea e Cultura de Imagem (2012) ambas pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mestre em Design (2023) pela Universidade da região de Joinville - Univille. Possui experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Produção de Moda. Atuante na Área de Produção de Moda (Semanas de Moda), Stylist, Consultoria de Moda, Jornalismo de Moda (contribui esporadicamente com matérias e artigos nos meios de comunicação da região onde reside (jornais e televisão), inicia a carreira como docente no ano de 2013, ministrando a disciplina Eventos da Moda em um MBA de Moda na Faculdade Ideau. Pesquisadora de moda nas áreas de história da moda, moda inclusiva, moda agender, e principalmente, em consumo de moda.

Marli Teresinha Everling, Universidade da região de Joinville (Univille)

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Mestre em Engenharia da Produção e graduada em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-Graduada em Conservação da Natureza e Educação Ambiental. Cumpriu estágio de pós-doutoramento em Filosofia na Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Unioeste/PR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e no curso de Bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville/Univille) com temas associados à design, sustentabilidade, educação ambiental, processos participativos, relações de uso, ergonomia, experiência do usuário, usabilidade, envelhecimento e inovação social. Coordena o projeto Design e Relações de Uso em Contexto de Crise Ecológica. Desenvolve atividades de parceria com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, com o Movimento Nacional ODS - Santa Catarina/Comitê Joinville e projetos educacionais com o financiamento da FAPESC. Por atuar em uma instituição comunitária possui experiência na inserção social orientada para organizações públicas, do terceiro setor e privadas.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Lopes da Silva Dal Bosco, G., & Everling, M. T. (2024). Diagnóstico de Temas para o Desenvolvimento de Conteúdos com Ênfase em Sustentabilidade e Moda para o Suporte de Novos Profissionais da Área . Projetica, 15(1), 1–32. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49143

Edição

Seção

Design para Sustentabilidade

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