Abordagem de Especificação de Requisitos para Modelagem 3D do Robô Otto para sessões de terapia com crianças autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.48223

Palavras-chave:

Design de Produto, modelagem 3d, transtorno do espectro autista, robótica, Impressão 3D

Resumo

Buscando atender às necessidades de desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), este artigo retrata as etapas na abordagem de especificação de requisitos para modelagem 3D do robô Otto, que é um brinquedo inclusivo que atua como facilitador nas sessões de terapia com crianças autistas. Neste artigo justificamos o porquê das nossas escolhas para o desenvolvimento de uma aparência visual simplificada com um design evocativo, objetivando criar um robô terapêutico lúdico e empático e ao mesmo tempo eficiente para auxiliar no processo terapêutico com crianças com TEA. A construção do Otto fornece aos terapeutas novas soluções para manter a atenção concentrada das crianças nas sessões terapêuticas facilitando o aprendizado, interações sociais, comunicação, além de aumentar a motivação dessas crianças para participarem da terapia.

 

Palavras Chave: design de produto; modelagem 3d; transtorno do espectro autista; robótica; impressão 3d.

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Biografia do Autor

Eunice Pereira dos Santos Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil(2014)
Professor Formador/Tutor/Orientador da Universidade Aberta do Brasil , Brasil

Luciana Correia Lima de Faria Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Programa de Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil(2014)
Professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Ribeiro Bastos de Sousa Rebouças, G., Reggina Kempner, T., Pereira dos Santos Nunes, E., & Correia Lima de Faria Borges, L. (2024). Abordagem de Especificação de Requisitos para Modelagem 3D do Robô Otto para sessões de terapia com crianças autistas. Projetica, 15(1), 1–31. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.48223

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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