Retail Design para concepção de pontos de venda sensíveis ao humor

Oportunidades para a regulação do humor em experiências gastronômicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.47398

Palavras-chave:

Retail design, Humor, Design para humor, ponto de venda

Resumo

A evolução do consumo possibilitou o surgimento do retail design tornando as experiências no ponto de venda (PDV), um fator central para compreensão do comportamento do cliente. Por meio de avaliações de humor, entrevistas com usuários, workshop com projetistas e avaliações com psicólogos, o artigo propõe a criação de um conjunto de 41 estratégias de retail design para se projetar PDV´s gastronômicos sensíveis ao humor do usuário. Ademais das estratégias, o estudo traz a importância do papel do design e do humor nas experiências do varejo gastronômico.

Biografia do Autor

Vitória Borges da Fonseca Cumerlato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Desenvolvedora de Projetos Educacionais na Gerência de Educação Profissional do SENAC-RS, atuando com gestão de projetos e desenvolvimento de produtos de Educação Profissional. Mestranda no curso de Design Estratégico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2014) e mestre em Design de Espaços Comerciais e Retail pelo Centre Universitari de Disseny de Barcelona (Espanha/2019), cursou, em 2018, Design de Mobiliário na Florence Institute of Design International em Florença (Itália) e inglês para negócios na ELS Language Centers em Toronto (Canadá). Atuou como coordenadora de projetos no Estúdio Obra Prima (Uruguai/Brasil) durante 2 anos e na Porto5 Investimentos Imobiliários durante, também, 2 anos. Na área acadêmica, ministrou cursos de curta duração de maquete física e de programas de modelagem 3D na UFRGS em Porto Alegre, além de desenvolver material didático complementar ao curso. Possui experiência em gestão de projetos de arquitetura (residencial e comercial) e em projetos de retail design (varejo). Atua em pesquisas ligadas à experiência do usuário (UX), varejo e design emocional.

Filipe Campelo Xavier da Costa , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e especialização em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Professor dos cursos de especialização em Design Estratégico, Design de Serviços e Interação, Negócios Digitais e Design Doing e do curso de Bacharelado em Design pela Escola da Indústria Criativa da UNISINOS. Professor de marketing e design do curso Gestão para Inovação e Liderança e cursos de MBA da UNISINOS. É revisor e parecerista da Strategic Design Research Journal, Educação Gráfica, Design & Tecnologia e Revista Produção, bem como de congressos na área de Design (P&D Design, Coloquio de Design, Design Management Institute, ServDes, DRS). Fez parte do Comitê Organizador do P&D Design 2014. Coordena o projeto Dell Product Design Program em parceria com a Dell Computadores desde 2020. Consultor ad-hoc da FAPERGS e CAPES. Tem experiência na área de Marketing, Comportamento do Consumidor e Design, focado na investigação da experiência do usuário e suas repercussões no processo de projeto.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Borges da Fonseca Cumerlato, V., & Campelo Xavier da Costa , F. (2024). Retail Design para concepção de pontos de venda sensíveis ao humor: Oportunidades para a regulação do humor em experiências gastronômicas. Projetica, 15(1), 1–30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.47398

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia