Retail Design for the conception of mood-sensitive sale points

Opportunities for mood regulation in gastronomic experiences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.47398

Keywords:

Retail design, point of sale, mood, design for mood

Abstract

The evolution of consumption enabled the emergence of retail design, making experiences at the point of sale (POS) a central factor for understanding customer behavior. Through mood assessments, interviews with users, workshops with designers and assessments with psychologists, the article proposes the creation of a set of 41 retail design strategies to design gastronomic POS that are sensitive to the user's mood. In addition to the strategies, the study highlights the importance of the role of design and humor in gastronomic retail experiences.

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Author Biographies

Vitória Borges da Fonseca Cumerlato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Desenvolvedora de Projetos Educacionais na Gerência de Educação Profissional do SENAC-RS, atuando com gestão de projetos e desenvolvimento de produtos de Educação Profissional. Mestranda no curso de Design Estratégico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (2014) e mestre em Design de Espaços Comerciais e Retail pelo Centre Universitari de Disseny de Barcelona (Espanha/2019), cursou, em 2018, Design de Mobiliário na Florence Institute of Design International em Florença (Itália) e inglês para negócios na ELS Language Centers em Toronto (Canadá). Atuou como coordenadora de projetos no Estúdio Obra Prima (Uruguai/Brasil) durante 2 anos e na Porto5 Investimentos Imobiliários durante, também, 2 anos. Na área acadêmica, ministrou cursos de curta duração de maquete física e de programas de modelagem 3D na UFRGS em Porto Alegre, além de desenvolver material didático complementar ao curso. Possui experiência em gestão de projetos de arquitetura (residencial e comercial) e em projetos de retail design (varejo). Atua em pesquisas ligadas à experiência do usuário (UX), varejo e design emocional.

Filipe Campelo Xavier da Costa , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e especialização em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Professor dos cursos de especialização em Design Estratégico, Design de Serviços e Interação, Negócios Digitais e Design Doing e do curso de Bacharelado em Design pela Escola da Indústria Criativa da UNISINOS. Professor de marketing e design do curso Gestão para Inovação e Liderança e cursos de MBA da UNISINOS. É revisor e parecerista da Strategic Design Research Journal, Educação Gráfica, Design & Tecnologia e Revista Produção, bem como de congressos na área de Design (P&D Design, Coloquio de Design, Design Management Institute, ServDes, DRS). Fez parte do Comitê Organizador do P&D Design 2014. Coordena o projeto Dell Product Design Program em parceria com a Dell Computadores desde 2020. Consultor ad-hoc da FAPERGS e CAPES. Tem experiência na área de Marketing, Comportamento do Consumidor e Design, focado na investigação da experiência do usuário e suas repercussões no processo de projeto.

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Published

2024-05-22

How to Cite

Borges da Fonseca Cumerlato, V., & Campelo Xavier da Costa , F. (2024). Retail Design for the conception of mood-sensitive sale points: Opportunities for mood regulation in gastronomic experiences. Projetica, 15(1), 1–30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.47398

Issue

Section

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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