Formalismo e Design Gráfico

Uma análise crítica do modelo teórico de Michael Twyman acerca da linguagem gráfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.44385

Palavras-chave:

Formalismo, Análise Crítica, Michael Twyman, Design Gráfico

Resumo

Este artigo colabora com as reflexões a cerca do tema Design: educação, cultura e sociedade, e aborda em específico a educação no design gráfico, apresentando uma análise crítica de características formalistas identificadas no artigo A schema for the study of graphic language, de Michael Twyman (1979). Para tanto, contextualizamos o que está em jogo no formalismo; descrevemos o método de análise e apresentamos, com base no livro As palavras e as coisas de Michael Foucault, os resultados aproximando o autor a uma tradição formalista.

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Biografia do Autor

Estêvão Lucas Eler Chromiec, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Design de Sistemas de Informação pela mesma instituição, ambos sob a orientação de Marcos N. Beccari. Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Participa como estudante do grupo de pesquisa 'Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais' registrado no Cnpq, e do grupo de pesquisa 'Estudos Discursivos em Arte e Design UFPR' (NEDAD), ambos vinculados ao PPGDesgin UFPR. Interessa-se por desenho, pintura, ilustração, cinema e desenvolvimento visual para publicidade e entretenimento. Pesquisa abordagens críticas nos campos das Artes visuais e do Design Gráfico.

Marcos Namba Beccari, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Design Gráfico e Mestre em Design, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR, lecionando desde 2014 no curso de Bacharelado em Design Gráfico, onde também atua como membro do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante. Professor permanente do PPGDesign/UFPR (linha de pesquisa: Teoria e História do Design), onde atua como membro do Colegiado de Curso (desde 2016) e como Coordenador (desde setembro de 2020). Líder do Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design da UFPR (desde 2018); vice-líder do Grupo de Pesquisa em Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais (CNPq, desde 2020), um dos coordenadores da revista/podcast Não Obstante (desde 2013); e colunista da revista abcDesign (desde 2013). Além de produzir artigos regularmente nas áreas de artes, filosofia e design, publicou e organizou mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam: Das coisas ao redor: discurso e visualidade a partir de Foucault (Edições 70, 2020), Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica (Áspide, 2019) e Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design (2ab, 2016). Influenciado principalmente por Nietzsche, Foucault e Paul B. Preciado, dedica-se ao ensino e à pesquisa em políticas de visualidade, estudos do discurso e estudos crítico-filosóficos em design.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Chromiec, E. L. E., & Beccari, M. N. (2022). Formalismo e Design Gráfico: Uma análise crítica do modelo teórico de Michael Twyman acerca da linguagem gráfica. Projetica, 14(1), 1–23. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.44385

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

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