A ferramenta projetual painel de público-alvo no design de moda

Autores

  • Elen Makara UFSC
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino UFSC UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p160

Palavras-chave:

Design de Moda, Desenvolvimento de Produto, Ferramenta Projetual, Painel de público-alvo

Resumo

No decorrer da prática projetual, é comum o designer desenvolver painéis visuais para auxiliarem no processo. Porém, pesquisadores pontuam ser uma ferramenta subvalorizada, por vezes ineficiente, e compoucas orientações disponíveis na literatura para seu correto desenvolvimento e utilização. O objetivo deste artigo é identificar orientações para o desenvolvimento e uso do painel de público-alvo no Design de Moda. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma coleta de dados juntos a docentes. Como resultado apresentam-se as nomenclaturas, quando e como elaborar, e utilizar o painel de público-alvo.

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Biografia do Autor

Elen Makara, UFSC

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, UFSC UDESC

Pesquisadora CNPQ – PQ 1D. Profa. Universidade Federal de Santa Catarina (Pós-graduação) e
Universidade do Estado de Santa Catarina (Graduação e Pós-graduação). Pós-doutorado em
Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina/ Estágio na Universidad
Politécnica de Valencia (Espanha). Dra. em Engenharia de Produção (linha: Produto e Processo
metodologias de projeto de Design) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Makara, E., & Merino, G. S. A. D. (2022). A ferramenta projetual painel de público-alvo no design de moda. Projetica, 13(2), 160–183. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p160

Edição

Seção

Design de Moda

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