Gestão do Design no Brasil: uma revisão da literatura, sob a perspectiva da Administração Científica

Autores

  • Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Heloísa Nazaré dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p61

Palavras-chave:

Gestão do Design, Administração, Indicadores Gerenciais

Resumo

Este artigo avaliou como a Gestão do Design vem sendo abordada historicamente em três tradicionais periódicos brasileiros de Design e a relação desses estudos com a Administração Científica. Foram encontrados 37 artigos e foi elaborada uma revisão de literature e uma bibliometria. Percebeu-se que a maioria dos estudos são exploratórios e qualitativos, assim como, que há um distanciamento das publicações em relação à Administração Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Administração e Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais

Heloísa Nazaré dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais - REDEMAT - UFOP / UEMG / CETEC. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

AAKER, D. A. Brand equity: gerenciando o valor da marca. 10. ed. São Paulo: Negócio, 1998

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11- 32, 2006.

BEST, K.. Design Management: managing design strategy,
process and Implementation. Lausanne, AVA Publishing, 215 p, 2006.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2012.

BORJA DE MOZOTA, B. The Four Powers of Design: A Value Model in Design Management. Design Management Review, 17(2):43-53, 2006.

BORJA DE MOZOTA, B.; WOLFF, F.. Forty Years of Research in Design Management: A Review of Literature and Directions for the Future. Strategic Design Research Journal, volume 12, number 01, January - April 2019.

BÜRDEK, B. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.

BURREL, G. “Ciência normal, paradigmas, metáforas discursos e genealogia da análise” in: CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. V.1. São Paulo: Atlas, 2006.

COOPER, R.; Junginger, S.; Lockwood, T.. The Handbook of Design Management. Oxford, Berg, 544 P, 2011.

DEMARCHI, A. P. P.; FORNASIER, C. B. R.; MARTINS, R. F. F.; MARTINS, R. F. F.. Modelo Organizacional de autogestão aplicado em umaconfecção artesanal e avaliado pela gestão do conhecimento com base no Design Thinking. Estudos em Design (Online), v. 19.2, p. 1-20, 2011.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. . Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.

HOBSBAWM, E. J. A era dos impérios – 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 584p, 2013.

KELLER, K. L. Measuring Brand Equity. In GROVER, P. R; VRIENS, M. The Handbook of Marketing Research: Uses, Misuses, and Future Advances. EUA: Ed. SAGE, 2006.

KISTMANN, V. B.. Interdisciplinaridade: questões quanto à pesquisa e à inovação em design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 2, p. 81-89, 2014.

KIM, Y. J.; CHUNG, K. W.. Tracking Major Trends in Design Management Studies. Design Management Review, 3(18), 42-48, 2007.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007

LIBÂNIO, C. S.; AMARAL, F.G. ; MIGOWSKI, S. A. . Classification of competencies in design management: Individual, collective and organizational levels. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL, v. 10, p. 1-9, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Diisponível em : http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, c1998. 299 p.

OLIVEIRA, M. O. R.; TROMBETTA, M. S. ; SILVEIRA, R. H. ; PROCIANOY, J. L. ; LUCE, F. B. . Interface entre marketing e finanças: um levantamento sobre indicadores de desempenho e aproximação entre as essas áreas. In: XXXIV EnANPAD, Rio de Janeiro, 2010.

PRESTES MOTTA, F. C.; VASCONCELOS, I. G.. Teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

SCALETSKY, CELSO CARNOS; COSTA, F. C. X. . Design Management & Strategic Design: Cross Perspectives. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL, v. 12, p. 27-42, 2019.

SCIAMANA, J. L.; KISTMANN, V. S. C. B. ; HEEMANN, A. . Gestão de Design no Retorno sobre Investimento (ROI): uma revisão teórico-conceitual. PROJETICA, v. 9, p. 73-88, 2018.

SCHNEIDER, BEAT. Design - Uma Introdução: o Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. São Paulo: Editora Blücher, 300p, 2010.

TERZIDIS, Kostas. The Etymology of Design: Pre-Socratic Perspective. In Design Issues: Volume 23, Number 4, Pages 99-78 Autumn, 2007.

WESTCOTT, M.; SATO, S.; MRAZEK, D.; WALLACE, R.; VANKA, S.; BILSON, C.; HARDIN, D. The DMI Design Value Scorecard: A New Design Measurement and Management Model. Des. Manag. Rev., 10–16, 2014.

WOLFF, F.; AMARAL, F. G.. Design Management competencies, process and strategy: A multidimensional approach to a Conceptual Model. Strategic Design Research Journal, v. 9, p. 145-154, 2016.

WOLFF, F; CAPRA, A. ; DUTRA, F. P. . Um panorama da publicação em Gestão de Design no Brasil entre 1993 e 2014. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 8, p. 64-83, 2016

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Andrade, M. A. M. de, & Santos, H. N. dos. (2022). Gestão do Design no Brasil: uma revisão da literatura, sob a perspectiva da Administração Científica. Projetica, 13(2), 61–83. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p61

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.