Gestão do Design no Brasil: uma revisão da literatura, sob a perspectiva da Administração Científica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n2p61Palavras-chave:
Gestão do Design, Administração, Indicadores GerenciaisResumo
Este artigo avaliou como a Gestão do Design vem sendo abordada historicamente em três tradicionais periódicos brasileiros de Design e a relação desses estudos com a Administração Científica. Foram encontrados 37 artigos e foi elaborada uma revisão de literature e uma bibliometria. Percebeu-se que a maioria dos estudos são exploratórios e qualitativos, assim como, que há um distanciamento das publicações em relação à Administração Científica.Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n.1, p. 11- 32, 2006.
BEST, K.. Design Management: managing design strategy,
process and Implementation. Lausanne, AVA Publishing, 215 p, 2006.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2012.
BORJA DE MOZOTA, B. The Four Powers of Design: A Value Model in Design Management. Design Management Review, 17(2):43-53, 2006.
BORJA DE MOZOTA, B.; WOLFF, F.. Forty Years of Research in Design Management: A Review of Literature and Directions for the Future. Strategic Design Research Journal, volume 12, number 01, January - April 2019.
BÜRDEK, B. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.
BURREL, G. “Ciência normal, paradigmas, metáforas discursos e genealogia da análise” in: CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. V.1. São Paulo: Atlas, 2006.
COOPER, R.; Junginger, S.; Lockwood, T.. The Handbook of Design Management. Oxford, Berg, 544 P, 2011.
DEMARCHI, A. P. P.; FORNASIER, C. B. R.; MARTINS, R. F. F.; MARTINS, R. F. F.. Modelo Organizacional de autogestão aplicado em umaconfecção artesanal e avaliado pela gestão do conhecimento com base no Design Thinking. Estudos em Design (Online), v. 19.2, p. 1-20, 2011.
GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. . Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.
HOBSBAWM, E. J. A era dos impérios – 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 584p, 2013.
KELLER, K. L. Measuring Brand Equity. In GROVER, P. R; VRIENS, M. The Handbook of Marketing Research: Uses, Misuses, and Future Advances. EUA: Ed. SAGE, 2006.
KISTMANN, V. B.. Interdisciplinaridade: questões quanto à pesquisa e à inovação em design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 2, p. 81-89, 2014.
KIM, Y. J.; CHUNG, K. W.. Tracking Major Trends in Design Management Studies. Design Management Review, 3(18), 42-48, 2007.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007
LIBÂNIO, C. S.; AMARAL, F.G. ; MIGOWSKI, S. A. . Classification of competencies in design management: Individual, collective and organizational levels. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL, v. 10, p. 1-9, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Diisponível em : http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, c1998. 299 p.
OLIVEIRA, M. O. R.; TROMBETTA, M. S. ; SILVEIRA, R. H. ; PROCIANOY, J. L. ; LUCE, F. B. . Interface entre marketing e finanças: um levantamento sobre indicadores de desempenho e aproximação entre as essas áreas. In: XXXIV EnANPAD, Rio de Janeiro, 2010.
PRESTES MOTTA, F. C.; VASCONCELOS, I. G.. Teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
SCALETSKY, CELSO CARNOS; COSTA, F. C. X. . Design Management & Strategic Design: Cross Perspectives. STRATEGIC DESIGN RESEARCH JOURNAL, v. 12, p. 27-42, 2019.
SCIAMANA, J. L.; KISTMANN, V. S. C. B. ; HEEMANN, A. . Gestão de Design no Retorno sobre Investimento (ROI): uma revisão teórico-conceitual. PROJETICA, v. 9, p. 73-88, 2018.
SCHNEIDER, BEAT. Design - Uma Introdução: o Design no Contexto Social, Cultural e Econômico. São Paulo: Editora Blücher, 300p, 2010.
TERZIDIS, Kostas. The Etymology of Design: Pre-Socratic Perspective. In Design Issues: Volume 23, Number 4, Pages 99-78 Autumn, 2007.
WESTCOTT, M.; SATO, S.; MRAZEK, D.; WALLACE, R.; VANKA, S.; BILSON, C.; HARDIN, D. The DMI Design Value Scorecard: A New Design Measurement and Management Model. Des. Manag. Rev., 10–16, 2014.
WOLFF, F.; AMARAL, F. G.. Design Management competencies, process and strategy: A multidimensional approach to a Conceptual Model. Strategic Design Research Journal, v. 9, p. 145-154, 2016.
WOLFF, F; CAPRA, A. ; DUTRA, F. P. . Um panorama da publicação em Gestão de Design no Brasil entre 1993 e 2014. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 8, p. 64-83, 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.