Terceirização na indústria de vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p108

Palavras-chave:

Terceirização, Gestão da produção, Vestuário

Resumo

A contratação de serviços terceirizados é uma opção para atender a demanda de mercado da indústria de vestuário, tendo em vista a sazonalidade do lançamento de coleções. Esse estudo visa identificar os critérios que a empresa Rovitex Indústria e Comércio de Malhas Ltda. utiliza para selecionar e contratar as empresas terceirizadas. Justifica-se a relevância da pesquisa por reconhecer nesse processo uma estratégia para a expansão dos negócios, bem como uma ferramenta para a melhoria das atividades dos setores de produção, o que torna a empresa mais competitiva e lucrativa. Classifica-se como uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, com o aporte de referenciais teóricos e pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionário com o gestor de engenharia de produção da empresa objeto desse estudo. Os resultados indicaram que, no período da realização da pesquisa (dezembro de 2020), ela contava com 82 empresas terceirizadas e os aspectos relativos à qualidade do serviço prestado, cumprimento dos prazos de entrega e a conformidade jurídica da empresa eram seus principais critérios para escolha dessas empresas.

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Biografia do Autor

Daniel Goulart, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Design de Vestuário e Moda

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina

Lucas Da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Goulart, D., Silveira, I., Da Rosa, L., & Novelli, D. (2021). Terceirização na indústria de vestuário. Projetica, 12(3), 108–128. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p108

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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