Terceirização na indústria de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p108Palavras-chave:
Terceirização, Gestão da produção, VestuárioResumo
A contratação de serviços terceirizados é uma opção para atender a demanda de mercado da indústria de vestuário, tendo em vista a sazonalidade do lançamento de coleções. Esse estudo visa identificar os critérios que a empresa Rovitex Indústria e Comércio de Malhas Ltda. utiliza para selecionar e contratar as empresas terceirizadas. Justifica-se a relevância da pesquisa por reconhecer nesse processo uma estratégia para a expansão dos negócios, bem como uma ferramenta para a melhoria das atividades dos setores de produção, o que torna a empresa mais competitiva e lucrativa. Classifica-se como uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, com o aporte de referenciais teóricos e pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionário com o gestor de engenharia de produção da empresa objeto desse estudo. Os resultados indicaram que, no período da realização da pesquisa (dezembro de 2020), ela contava com 82 empresas terceirizadas e os aspectos relativos à qualidade do serviço prestado, cumprimento dos prazos de entrega e a conformidade jurídica da empresa eram seus principais critérios para escolha dessas empresas.Downloads
Referências
BUETTGEN, John Jackson. Administração da Produção. Indaial: Uniasselvi, 2012.
CIETTA, Enrico. A Economia da Moda. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de Produção e Operações manufatura e serviços: Uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CHOO, Chum Wei. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
GOULARTI FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A Indústria do Vestuário: economia, estética e tecnologia. Florianópolis – S.C.: Livraria e Editora Obra Jurídica Ltda, 1997.
HAAS, Silvia Luisa Eifert. Compliance na indústria da moda. 2020. 3 f. Fashion Law – o amparo jurídico para a indústria da moda, edição 2020. Disponível em: file:///C:/Users/pc1/Downloads/Paper%20Tem%C3%A1tico%20-%20Direito%20da%20Moda%20-%20ABA%20RS%20(1).pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.
MELLO, Cristian Busatta. Estudo de viabilidade econômica para abertura de uma indústria no ramo de facção na região sudoeste do Paraná. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1478. Acesso em: 11 nov. 2020.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
SEIBEL, Silene; SILVEIRA, Icléia. Método/Técnicas Aplicadas na Gestão do Capital Intelectual nas Empresas de Vestuário. COLÓQUIO DE MODA, 13º, GT06, pag. 01-15. 2017, São Paulo. Disponível em:
http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/GT/gt_06/gt_6_METODOS_TECNICAS_E_FERRAMENTAS.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.
TONICAL, Maria Angélica Dal Conti; VICENTE, Jacson Bacin. Compliance: enfrentamento das patologias corruptivas e responsabilização das empresas pela cadeia produtiva no mundo da moda. 2019. 15 f. Mostra Internacional de Trabalho Científico. XVI - Seminário Internacional: demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul - RS, 2019. Disponível em:
https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/19
639/1192612353. Acesso em: 29 nov. 2020.
TORRES, Vitor. A nova lei da terceirização foi aprovada: veja o que muda para empresários e funcionários. Contabilizei.blog, Brasil, 01 nov. 2019. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/lei-da-terceirizacao/. Acesso em: 13 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.