Design de esporte fantasy no contexto dos eSports: projeto de uma plataforma para o jogo League of Legends

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p316

Palavras-chave:

Esporte Fantasy, League of Legends, eSports, Jogo online

Resumo

A ascensão dos eSports tem revelado o surgimento de um novo segmento, denominado Esporte Fantasy. Nesta proposição, jogos online possuem sua mecânica de pontuação atrelados a outros jogos praticados por equipes e desta forma, ao selecionar um jogador virtual, este acaba tendo conexão direta com um jogador real. Dentre os jogos de eSports, League of Legends tem se destacado internacionalmente. Considerando este cenário, este artigo apresenta o desenvolvimento da plataforma League Fantasy, um Esporte Fantasy relacionado ao jogo League of Legends, baseado na metodologia de design de jogos de Rollings e Morris (2004).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tobias Tessmann Mulling, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Interactive Technologies pela University of Brighton, Inglaterra (2019). Professor da Universidade Federal de Pelotas

Referências

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 941-963, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40539.

FAVARO JUNIOR, Moisés. Fantasy Game: características gerais e o panorama brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, SP, Campinas, 2011.

JUUL, Jesper. Half-real: video games between real rules and fictional worlds. Cambridge: The MIT Press, 2005.

KARG, Adam J.; MCDONALD, Heath. Fantasy sport participation as a complement to traditional sport consumption. Sport Management Review, Amsterdam, v. 14, n. 4, p. 327-346, 2011.

LEE, S.; Park, G; Yoon,B; e Park, J. Open Innovation in SMEs – Na Intermediated network model in Research Policy. V41 Ed 6 . editora Elsevier, 2020.

REDAÇÃO DO GE. Final do CBLoL 2020 atinge pico de quase 400 mil espectadores. GE Globo, Rio de Janeiro, 24 set. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/esports/lol/noticia/final-do-cblol-2020-atinge-pico-de-quase-400-mil-espectadores.ghtml. Acesso em: 23 nov. 2020.

ROLLINGS, Andrew; MORRIS, Dave. Game architecture and design: a new edition. Indianapolis, USA: New Riders, 2004.
SHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. 2. ed. Boca Raton: CRC press, 2014.

WIJMAN, Tom. The world’s 2.7 billion gamers will spend $159.3 billion on games in 2020; the market will surpass $200 billion by 2023. NewZoo, Amsterdam, 8 May 2020. Disponível em: https://newzoo.com/insights/articles/newzoo-games-market-numbers-revenues-and-audience-2020-2023/. Acesso em: 23 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Mulling, T. T., & Kosby, J. (2022). Design de esporte fantasy no contexto dos eSports: projeto de uma plataforma para o jogo League of Legends. Projetica, 13(1), 316–343. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p316

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia