Análise macroergonômica em uma empresa de embalagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p155Palavras-chave:
Macroergonomia, Indústria, Embalagem plásticaResumo
Este artigo relata sobre a Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT) efetuada em uma empresa que atua na fabricação de embalagens plásticas. A execução da pesquisa envolveu as três primeiras fases deste método: Apreciação Macroergonônica, Diagnose Macroergonômica e Projetação Macroergonômica. Sendo que a partir das duas primeiras fases pôde-se inferir as principais queixas, tais como: tamanho dos banheiros e vestiários, ventilação / temperatura, boné e salário, e na 3ª fase propor as melhorias pertinentes. Vale ressaltar que a cooperação dos colaboradores durante todo o processo faz com que a intervenção macroergonômica tenha uma melhor resposta e aceitação positiva pelos colaboladores.Downloads
Referências
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Tradução de Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ECOEVOLUTION. Disponível em: https://ecoevolution.eco.br/catalogo/fog-v/. Acesso em: 27 nov. 2018.
GRANDJEAN, Etienne. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. Tradução de João Pedro Stein. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.
GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Macroergonomia: colocando conceitos em prática. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
HENDRICK, Hal W. Macroergonomics: a new approach for improving productivity, safety, and quality of work life. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1993. Palestra.
HUFFIX. Disponível em: http://www.lockershuffix.com.br/catalogo.php. Acesso em: 3 dez. 2018.
IDEIAPACK. Disponível em: https://www.ideiapack-online.pt/TOUCA-DE-REDE-COM-PALA. Acesso em: 27 nov. 2018.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. Tradução de Benelisa Franco. 18. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
REIS, Tereza Cristina dos; MORAES, Anamaria. Contribuição da ergonomia em projetos de espaços de trabalho. In: MORAES, Anamaria (org.). Ergodesign do ambiente construído e habitado: ambiente urbano, ambiente público, ambiente laboral. Rio de Janeiro: iUsEr, 2004. p. 135-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.