Análise comparativa dos aspectos gráficos e editoriais das revistas Chanaan e Vida Capichaba
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp27Palavras-chave:
Design, Memória gráfica, Revista, Chanaan, Vida capichabaResumo
Este artigo apresenta o levantamento e a comparação dos aspectos gráficos e editoriais das revistas Chanaan (1936-1939) e Vida Capichaba (1923-1959). O estudo foi realizado com o recorte 1936 a 1939. As duas revistas representavam a sociedade capixaba durante sua circulação. Para obtenção dos resultados foi criada uma ficha de coleta de dados, que posteriormente foram tabulados e geraram gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que a Revista Vida Capichaba durante esse período era mais sóbria que a Chanaan, mantendo um padrão nos seus aspectos gráficos e não possuindo grandes experimentos nas páginas e posicionamentos de imagens e anúncios. Já a Chanaan variou consideravelmente sua mancha gráfica, sendo os experimentos uma das características mais marcantes da revista. Além do contraste gráfico entre elas, a diferença mais marcante foi o conteúdo publicado, já que a Chanaan possuía um apelo político muito alto, diferente da Vida Capichaba.Downloads
Referências
AZERÊDO, Júlia Sousa; TOSO, Aline; PEDRUZZI, Letícia. Revista Chanaan e a memória gráfica capixaba. Blucher Design Proceedings, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1606-1612, 2015.
CHANAAN. Vitória, ES: Imprensa Official. 1936-1939. Mensal.
DUTRA, Thiago Luiz Mendes; FONSECA, Letícia Pedruzzi. Metodologia de análise gráfica do Jornal Posição: otimização de processos em pesquisas relacionadas à memória. Blucher Design Proceedings, São Paulo v. 1, n. 2, p. 1748-1753, 2014.
DUTRA, Thiago Luiz Mendes; FONSECA, Letícia Pedruzzi; PACHECO, H. S. A revista Vida Capichaba no seu contexto histórico. Revista Tipo & Grafia, Vitória, ES, v. 1, n. 1, p. 4-8, 2011.
MATTEDI, José Carlos. História da Imprensa Oficial do Espírito Santo. Vitória, 2005.
VIDA CAPICHABA. Vitória, ES: Imprensa Estadual, 1923-1960. Mensal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.