Hans-Karl Wiegandt e a introdução da litografia na Província do Gram-Pará em 1870
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp11Palavras-chave:
História do design, História da tipografia, Memória gráfica brasileira, ParáResumo
Este artigo se insere em pesquisa sobre a história da tipografia no Pará e apresenta o litógrafo Hans-Karl Wiegandt. Para tanto foram realizadas extensas pesquisas bibliográficas e documentais em instituições no Rio de Janeiro e no Pará. A técnica de impressão litográfica que permite a impressão de texto e imagem concomitantemente foi importante para nosso país nos momentos conturbados que antecederam a República. No caso do Pará, Wiegandt foi não apenas o primeiro litógrafo local como difundiu a técnica a seus contemporâneos, sendo responsável pelo cenário de jornais ilustrados que circularam no período e a farta utilização das imagens impressas em jornais, revistas, rótulos, embalagens. Os impressos ilustrados colaboraram para a construção dos ideais da modernidade. Espera-se com este artigo colaborar para o entendimento da do design no Brasil, ao voltar-se especialmente em regiões pouco estudadas.Downloads
Referências
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL BRASIL. Almanak administrativo mercantil e industrial. (PA) - 1868 a 1873. Disponível em: http://hemerotecadigital. bn.br/acervo-digital/almanak-administrativo-mercantil-industrial/705985. Acesso em: 26 nov. 2013.
BIBLIOTECA NACIONAL. Disponível em: https://www.bn.gov.br/. Acesso em: 26 nov. 2013.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ. Jornais Paroaras: catálogo. Belém: Secretaria do Estado de Cultura Desportos e Turismo,1985.
CARVALHO, Alfredo. Anais da imprensa periódica pernambucana de1821 a 1908. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, 1908.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira. A imagem gravada. São Paulo: EDUSP, 1976.
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1908. Tomo consagrado à Exposição Commemorativa do Primeiro Centenario da Imprensa Periodica no Brazil, promovida pelo mesmo Instituto.
KNAUSS, Paulo. Introdução. In: KNAUSS, Paulo et al. (Org.). Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011.
MOURA, Ignacio. A exposição artística e industrial do Lyceu Benjamin Constant: Expositores em 1895. Belém, PA: Typografia do Diário Official, 1895.
MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. Boletim. Belém, 1983. (Nova Série Zoologia, n. 123, p. 1-38). PARÁ. Álbum do Estado do Pará: 1908. Paris: Imprimerie Chaponet, 1908.
SALLES, Vicente. Editoras de música no Pará. Revista Brasileira de Cultura, Rio de Janeiro, ano 4, n. 12, p. 17-36, abr./ jun. 1972.
SALLES, Vicente. João Carlos Wiegandt. Brasília: Microedição do autor, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





