A gestão de design de micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos com foco em sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p164Palavras-chave:
Gestão de Design, Sustentabilidade, Design Estratégico, Estratégias para DesignResumo
Buscando compreender como se dá a Gestão de Design em empresas com foco na sustentabilidade, o presente artigo, através de uma abordagem exploratória, avalia como esta é entendida e estabelece um comparativo sobre como o tema é abordado no campo teórico e na realidade prática destes empresários. Através de pesquisa exploratória qualitativa, com entrevistas em profundidade o tema é abordado. Os resultados apontam para boas perspectivas futuras na relação entre Gestão de Design e Sustentabilidade uma vez que as ferramentas de gestão bem estruturadas abrem caminho para os aspectos de sustentabilidade dentro das organizações.Downloads
Referências
BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
FIXSON, Sebastian; READ, James M. Creating innovation leaders: why we need to blend business and Design education. Design Management Review, Boston, v. 23, n. 4, p. 4-12, 2012.
FRY, Tony. Design futuring: sustainability, ethics and new practice. Oxford: Berg, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HENDERSON, Bruce D. As origens da estratégia. In: MONTGOMERY, Cyntia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 3-9.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. A gestão de design como estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2007. v. 1, p. 1-4.
RUAS, Roberto; ANTONELLO, Cláudia Simone; BOFF, Luiz Henrique (org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.
TRUMMER, Juliane; LLERAS, Silvia. Reflections on design education in a changing world. Design Management Review, Boston, v. 23, n. 4, p. 14-22, 2012.
VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade. São Paulo: EDUFBA, 2010.
WOLFF, Fabiane. Gestão de design: modelo conceitual e sistemática de avaliação. Porto Alegre: UniRitter, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.