A gestão de design de micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos com foco em sustentabilidade

Autores

  • Fabiane Wolff Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0002-4994-6425
  • Pedro Rafael Geremias Benites UniRitter Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p164

Palavras-chave:

Gestão de Design, Sustentabilidade, Design Estratégico, Estratégias para Design

Resumo

Buscando compreender como se dá a Gestão de Design em empresas com foco na sustentabilidade, o presente artigo, através de uma abordagem exploratória, avalia como esta é entendida e estabelece um comparativo sobre como o tema é abordado no campo teórico e na realidade prática destes empresários. Através de pesquisa exploratória qualitativa, com entrevistas em profundidade o tema é abordado. Os resultados apontam para boas perspectivas futuras na relação entre Gestão de Design e Sustentabilidade uma vez que as ferramentas de gestão bem estruturadas abrem caminho para os aspectos de sustentabilidade dentro das organizações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiane Wolff, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedro Rafael Geremias Benites, UniRitter Laureate International Universities

Mestre em Design pela UniRitter Laureate International Universities

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.

FIXSON, Sebastian; READ, James M. Creating innovation leaders: why we need to blend business and Design education. Design Management Review, Boston, v. 23, n. 4, p. 4-12, 2012.

FRY, Tony. Design futuring: sustainability, ethics and new practice. Oxford: Berg, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HENDERSON, Bruce D. As origens da estratégia. In: MONTGOMERY, Cyntia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 3-9.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. A gestão de design como estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.

PAZMINO, Ana Verónica. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2007. v. 1, p. 1-4.


RUAS, Roberto; ANTONELLO, Cláudia Simone; BOFF, Luiz Henrique (org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.

TRUMMER, Juliane; LLERAS, Silvia. Reflections on design education in a changing world. Design Management Review, Boston, v. 23, n. 4, p. 14-22, 2012.

VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade. São Paulo: EDUFBA, 2010.

WOLFF, Fabiane. Gestão de design: modelo conceitual e sistemática de avaliação. Porto Alegre: UniRitter, 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Wolff, F., & Benites, P. R. G. (2020). A gestão de design de micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos com foco em sustentabilidade. Projetica, 11(1), 164–193. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p164

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)