Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda

Autores/as

  • Janote Pires Marques Faculdade Ateneu (FATE)
  • Regina Célia Santo de Almeida Faculdade Ateneu (FATE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n1p39

Palabras clave:

Figurino, Narrativa Fílmica, Design de Moda

Resumen

Esse artigo aborda o figurino de filmes e seu estudo na formação acadêmica do designer de moda. Os objetivos são compreender o figurino como elemento da narrativa fílmica e discutir uma proposta para a análise do figurino fílmico por acadêmicos do curso de Design de Moda. A pesquisa tem como base metodológica um estudo teórico dos elementos da narrativa fílmica e a constituição de procedimentos para análise da composição do figurino de filmes. Concluiu-se que situações didáticas criadas para estudo do figurino fílmico devem contemplar o contexto fílmico, a classificação do figurino do filme e a apropriação.

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Biografía del autor/a

Janote Pires Marques, Faculdade Ateneu (FATE)

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Faculdade Ateneu (FATE), atuando nos cursos de Pedagogia e de Design de Moda.

Regina Célia Santo de Almeida, Faculdade Ateneu (FATE)

Mestrado em Politicas Públicas e Gestão da Educação Superior, UFC (2009). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda - Faculdade Ateneu (FATE)

Publicado

2018-07-11

Cómo citar

PIRES MARQUES, Janote; SANTO DE ALMEIDA, Regina Célia. Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda. Projetica, Londrina, v. 9, n. 1, p. 39–52, 2018. DOI: 10.5433/2236-2207.2018v9n1p39. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/30554. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Design de Moda