Impactos da inovação incremental na produção de uma porta de abrir
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p86Palavras-chave:
Inovação, Processo produtivo, Esquadria metálica, custoResumo
Para a Engenharia de Produção é preciso otimizar os tempos de fabricação e os custos para o que um produto se torne viável. Nas indústrias de esquadrias metálicas há uma crescente preocupação com o atendimento às normas e certificações, a fim de que os produtos sejam adequados à utilização em projetos de habitação do popular. O objetivo desse trabalho é apresentar as inovações e as melhorias aplicadas em um modelo de porta de abrir de uma empresa de esquadrias metálicas. Uma modificação no design do produto levou à eliminação ou substituição de operações críticas por operações mais eficientes. Os resultados apontam para a redução de processo, bem como do custo do produto, aumentando sua margem de lucro.
Downloads
Referências
CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2003.
CLARK, K. B., FUJIMOTO, T. Product Development Performance: strategy, organization, and management in the world auto industry. Boston, USA: Harvard Business School Press, 1991.
DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. As Regras da Inovação. São Paulo: Artmed, 2007.
GONZALES, R. V. D. Análise exploratória da prática da melhoria contínua em empresas fornecedoras do setor automobilístico e de bens de capital certificadas pela norma ISO 9001:2000. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
IRIGARAY, H. A. Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. São Paulo: Atlas 2001,
Martínez, E., Albornoz, M. Indicadores de ciencia y tecnología: Estado del arte y perspectivas. Caracas, VE: UNESCO, 1998
MARTINS, P. G. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 1999.
NEVES, D.Tudo Sobre Indicadores de Desempenho em Logística. Revista Mundo Logística, v.12, n. 10, p. 31-45, 2000.
OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Tadução FINEP. Brasília, 2006.
ROZENFELD, H., FORCELLINI, F.A., AMARAL, D.C., TOLEDO, J.C., SILVA, S.L., ALLIPRANDINI, D.H., SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
TAKAHASHI, S., TAKAHASHI, V. P. Gestão de inovação de produtos: estratégia, processo, organização e conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
TIDD, J.; BESANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TOLEDO, J. C. Gestão da mudança da qualidade de produto. Gestão & Produção, v. 1, n. 2, p. 104-124, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.