A criatividade para o desenvolvimento de produto inovador de moda

Autores

  • Lourdes Maria Puls Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC
  • Lucas da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0002-8429-2754
  • José Alfredo Beirão Filho Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p144

Palavras-chave:

Criatividade, Inovação, Design de Moda

Resumo

A criatividade e a inovação são uma constante, no acelerado mundo da criação e produção do vestuário. Esses elementos básicos precisam estar profundamente ligados, para sustentar o bom desempenho de qualquer organização. Entretanto, a exigência de criar continuamente coleções de roupas, com peças inovadoras, tem sido um grande desafio e gerado muita tensão para alguns profissionais e estudantes que atuam na área. Em razão disso, na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, vem sendo desenvolvido projeto de pesquisa cujo objetivo é potencializar os conteúdos curriculares das disciplinas de desenho, do Curso de Bacharelado em Design de Moda, articulando-os com as competências e habilidades que preparam o profissional da área de criação, para o desenvolvimento de produto do vestuário de moda inovador. Assim, este estudo apresenta os resultados parciais da pesquisa, tanto no que se refere à construção de referencial teórico, com base nas informações e contribuições da bibliografia especializada, sobre criatividade e como ela é entendida no campo da moda, quanto no levantamento das fontes primárias, a serem utilizadas na primeira etapa da pesquisa de campo, relativa à década de 50, do século XX. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como método de investigação a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo e observação participante.

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Biografia do Autor

Lourdes Maria Puls, Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

Doutora em Design pela PUC-Rio. Professora  da Universidade do Estado de Santa Catarina  -UDESC

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Design pela PUC-Rio. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

José Alfredo Beirão Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2015-07-22

Como Citar

Puls, L. M., Rosa, L. da, & Beirão Filho, J. A. (2015). A criatividade para o desenvolvimento de produto inovador de moda. Projetica, 6(2), 144–157. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p144

Edição

Seção

Edição Especial | IDEMI 2015

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