Classificação do acervo de embalagens do Departamento de Design/UEL para fins didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p09Palavras-chave:
Embalagem, design gráfico, classificação, semiótica, tipografiaResumo
O acervo de embalagens do Departamento de Design é vasto e carece de organização com critérios para viabilizar a sua utilização de forma prática nas aulas. Este estudo aborda sistemas de classificação de embalagem. A metodologia se deu de forma bibliográfica e exploratória. Como resultado foi elaborado um sistema de classificação que atendeu às necessidades didáticas do acervo, assim como um sistema de etiquetas para fácil identificação dos tipos de embalagens.
Downloads
Referências
AMBROSE, G.; HARRIS, P. The fundamentals of typography. Switzerland: AVA Books, 2009. 162 p.
BOWERSOX, D.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
CAMPBELL-DOLLAGHAN, Kelsei. O que é fl at design. 2013. Disponível em: http://gizmodo.uol.com.br/. Acesso em: 6 mar. 2015.
CANHA. Calculando as alturas de fontes. 2012. Disponível em: http:// design.blog.br/. Acesso em: 3 mar. 2015.
FARINA, M. Psicodinâmica da cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 1990. 240 p.
LUPTON, E. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. 180 p.
MARTINS, G.; LEITE, L.; REBOUÇAS, R.; NICOLAU, V. Levantamento iconográfico do município de Cabedelo – PB nas mídias digitais: uma contribuição do design gráfico para a identificação e a valorização cultural. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 14., 2012, Recife. Anais. Recife, 2012.
MESTRINER, F. Design de embalagem: curso básico. São Paulo: Pearson, 2002.
MINHATECA. Administração de materiais. Disponível em: http:// minhateca.com.br. Acesso em: 6 jan. 2015.
MOURA, R. A.; BANZATO, J. M. Embalagem, unitização &c onteinerização. 2. ed. São Paulo: IMAM, 1997.
NEGRÃO, C.; CAMARGO, E. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.
PELLEGRINO, Luciana. A embalagem. Disponível em: http://www.abre. org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/. Acesso em: 15 jun. 2013.
SANDHUSEN, L. R. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 1998.
SANTAELLA, Lucia. . 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
SCHERER, F. V.; CARDOSO, E.; FETTER, L. C.. Levantamento e caracterização de famílias tipográfi cas para uso em sistemas de sinalização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 10., 2012, São Luiz. Anais… São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2012.
SILVA, T. M. O design como ferramenta de valorização de produto regional: projeto de embalagem para empreendimento solidário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.