A gestão de design social e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p9Palavras-chave:
Gestão de design, Sustentabilidade, Empreendimentos econômicos solidários.Resumo
Este artigo visa demonstrar como a gestão de design contribui com os empreendimentos econômicos solidários, conceituando sustentabilidade e o aproveitamento de tecidos. Para a metodologia utilizou-se a pesquisa-ação, de natureza exploratória, observação e a entrevista semiestruturada. Como resultado, apresentam-se modelos e aviamentos para as roupas de dormir com o aproveitamento de tecidos.
Downloads
Referências
BRAGA, M. C. (Org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac. 2011.
CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Manual de gestão de design. Porto: Porto Editora, 1997.
COSTA, M. B. Contribuições do design social: como o design pode atuar para o desenvolvimento econômico de comunidades produtivas de baixa renda. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 2., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo, 2009.
FLETCHER, K. GROSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudanças. São Paulo: SENAC, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LEHNI, M. Applying eco-efficiency: the key to competitivness in the new century? In: PENEDA, C.; FRAZÃO, R. (Ed.). Eco-efficiency and factor 10. Lisboa: INETI, 1997. p. 13-19.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C: Product-service systems and sustainability: opportunities for sustainable solutions. Paris: UNEP-United Nations Environment Programme, 2002.
MARTINS, R.; MERINO, E. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: EDUEL, 2011.
MICHEL, M. H. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009.
MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor na marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.
SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
VEZZOLI, C. O cenário do design para uma moda sustentável. Em: PIRES, Dorothéia (Org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p. 197-205.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.