Análise dos parâmetros que influenciam na compra de sutiãs tamanhos superiores a 46

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p137

Palavras-chave:

Ergonomia, Sutiãs

Resumo

Apesar da diversidade demodelos de sutiãs encontrados à venda no mercado, ainda existe grandedificuldade em adquiri-lo com satisfação por muitas mulheres, pois muitos nãoatendem alguns pré-requisitos ergonômicos, como conforto, usabilidade efuncionalidade, principalmente, para quem usa tamanho superior a 46. Considerandoque a maioria das mulheres possuem biotipos diferentes, é compreensível quemuitas se sintam insatisfeitas com os modelos de sutiãs encontrados nas lojas.Resultando na sensação de frustração, pois a maioria se sente excluída do modelo“padrão” ditado pela moda, o de serem magras ou de usarem tal numeração. Portanto,o presente trabalho visa detectar as maiores reclamações desse público emrelação às opções de sutiãs ofertados, para determinar quais parâmetros devempermear os novos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Mantovani Aiex, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Suzana Barreto Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ABIT. Mercado Plus size. Revista Digital Abit, São Paulo, n. 66, 2012. Disponível em: http://www.abit.org.br/convite/revista_digital/ed_66/. Acesso em: 10 dez. 2012.

ALENCAR, Camila Osugi Cavalcanti de; BOUERI, Jorge. O conforto no vestuário: uma análise da relação entre conforto e moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2012, Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13377: medidas do corpo humano para vestuário – padrões referenciais. Rio de Janeiro, 1995.

BRAGA, João. História da moda: uma narrativa. 7. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007.

CÂMARA, Jairo José Drummond; OLIVEIRA, Williane Alves; BOTELHO, Róber Dias. Moda corporativa: uma análise pelo design, materiais e ergonomia. Palermo: Facultad de Diseño y Comunicación, Universidad de Palermo, 2007.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. 2. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

FILIPE, Ana Brígida; CARVALHO, Cristina; MONTAGNA, Gianni. Design de soutiens – a perspectiva das utilizadoras. In: CIMODE, CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN, 1., 2012, cidade de Guimarães. FONTANEL, Béatrice. Sutiãs e espartilhos: uma história de sedução. Rio de Janeiro: Sextante, 1998.

GALIOTTO, Fábio. Brasil fecha 2012 com ‘pibinho’. Folha de Londrina, Londrina, 2 mar. 2013. Caderno Economia. p.1.

GIESEL, A.; SOUZA, P. M. The correlation between thermal comfort in buildings and fashion products. Work: A Journal of Prevention, Assessment and Rehabilitation, Amsterdam, v. 41, Suppl 1, p. 5561-5563, 2012.

GONÇALVES, Eliana; LOPES, Luciana. Ergonomia no vestuário: conceito de conforto como valor agregado ao produto de moda. In: SANT’ANNA, Mara Rúbia (Org.). Moda Palavra. Florianópolis: UDESC/CEART, 2005. v. 4.

IIDA, Itiro. Ergonomia Projeto e Produção. São Paulo: Edgard Blücher, 1997.

MARTINS, Suzana Barreto. Design, arte e Tecnologia. 3. ed. São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, 2007.

MARTINS, Suzana Barreto. Metodologia OIKOS para avaliação da usabilidade e conforto no vestuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

MARTINS, Suzana Barreto; FONTENELLE, Germana. Equação da ergonomia no design de vestuário: espaço do corpo, modelagem e materiais. ABERGO, 2006. Curitiba/PR.

NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.

PRADO, Maeli. Importação de vestuário bate recorde. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 mar. 2012. Caderno de mercado. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/ 33847-importacao-devestuario-bate-recorde.shtml. Acesso em: 03 mar.2013.

ROSA, Lucas da; SILVEIRA, Icléia. Adaptação ergonômica do produto. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., CONGRESSO INTERNACIONAL, 5., 2012, Rio de Janeiro.

ROSSETTI, Ana. Roupas íntimas: o tecido da sedução. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Fundamentos de design de moda. Porto Alegre: Bookamn, 2009.

SUTIÃ medieval pode ser o mais antigo do mundo. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 jul. 2012. Caderno de ciências. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1124999-sutia-medieval-pode-ser-omais-antigo-do-mundo.shtml. Acesso em: 12 out. 2012.

TILLEY, Alvin R.; DREYFUSS, Henry. As medidas do homem e da mulher -fatores humanos em design. São Paulo: Bookman, 2005.

THE NEW YORK TIMES. Tecnologia ajuda as mulheres a encontrar o sutiã perfeito. Disponível em: http://mulher.uol.com.br/moda/noticias/redacao/2012/12/06/tecnologia-ajuda-as-mulheres-a-encontrar-osutia-perfeito.htm. Acesso em: 9 dez. 2012.

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Aiex, V. M., & Martins, S. B. (2013). Análise dos parâmetros que influenciam na compra de sutiãs tamanhos superiores a 46. Projetica, 4(1), 137–162. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p137

Edição

Seção

Artigos