Croqui, plissado de papel
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n2p67Palavras-chave:
Arte, Filosofia, Moda Contemporânea e Jum NakaoResumo
A Moda da atualidade se aproxima da arte e do pensamento para manifestar conceitos críticos através de espetáculos em passarelas no qual provoca e perplexa o público deixando rastros de reflexão. Os trabalhos do artista e estilista Jum Nakao permeiam no espaço da teoria crítica, a potência de seus trabalhos que disseminam a multiplicidade das possíveis combinações para pensar o retorno, o novo.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. Deleuze, o clamor do ser. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda. São Paulo: Annablume, 2009.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz B. L. Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. São Paulo: Graal, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, capitalismo e esquizofrênia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro; Ed. 34. 2008. v. 3.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34. 2008. v. 4.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs, capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2008. v. 5.
DUGGAN, Ginger Gregg. O maior espetáculo da terra. Revista Fashion Theory, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 3-28, jun. 2002.
EVANS, Caroline. O espetáculo encantado. Revista Fashion Theory, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 33-66, jun. 2002.
FORBES. The world’s bilionaire’s. 2013. Disponível em: http://www.forbes.com/ profile/mark-zuckerberg/. Acesso em: 20 ago. 2013.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das letras, 2005.
LEE, Erika Yamamoto. Jum Nakao: moda e pensamento artístico. 2012. 115f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MARTINS, Suzana Barreto; PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda olhares diversos. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2008.
MCQUEEN, Alexander. Savage beauty: the Metropolitan Museum of Art. Nova York, 1999. Disponível em: www.alexandermcqueen.com. Acesso em: 4 mar. 2013.
METROPOLITAN MUSEUM. Miguel Adrover. Outono/Inverno. 2000. Disponível em: www.metmuseum.org.. Acesso em: 4 mar. 2013.
NAKAO, Jum. Entrevista concedida a Erika Yamamoto Lee. Curitiba, 9 ago. 2009.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. 2. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2009.
SIMMEL, Georg. Filosofia da moda. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Texto e Grafia, 2008.
VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.