Corpo e Moda pela Perspectiva do Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p119Palavras-chave:
Moda, Corpo, ContemporâneoResumo
O presente artigo discute a relação que se estabelece entre corpo e moda em meio as mudanças históricas e tecnológicas que transformaram a sociedade. A abordagem, sob a forma de levantamento histórico, permite o estudo das representações sociais e auxilia na identificação dos fatores que ocasionaram mudanças significativas no sistema e que reorientaram o comportamento, alterando valores e pensamentos. No contexto da contemporaneidade, a moda mostra-se ambígua, na medida em que atua como fator de diferenciação e ao mesmo tempo obedece a regras e padrões impostos.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Trad. Estela dos Santos Abreu. Campinas: Papirus, 1990.
CASTILHO, Kathia. Do corpo presente à ausência do corpo: moda e marketing. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
CASTILHO, Kathia ; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
CASTILHO, Kathia. Interrelações da mídia, do design do corpo e do design da moda. In: GARCIA, Wilton (Org.). Corpo e Subjetividade – estudos contemporâneos. São Paulo: Factasch Editora, 2006. p. 86-96.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.
FIELL, Charlotte e FIELL, Peter. Design Industrial A-Z. Italy: Taschen, 2001.
FLÜGEL, John Carl. A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou, 1966.
JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro, Graal, 1995.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.
LE BRETON, David. A síndrome de Frankenstein. In: SANT’ ANNA. Denise B. (Org). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p.49-67.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
MAGALHÃES, Fernanda. Corpo re-construção ação, ritual, performance. In: GARCIA, Wilton (Org.). Corpo e Subjetividade: estudos contemporâneos. São Paulo: Factasch Editora, 2006. p.76-85.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro o cinco conexões possíveis. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Visualidade processual da aparência. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; CASTILHO, Kathia (Org.). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p.94-104.
SANT’ANNA, Denise B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
SOUZA, Patrícia de Mello. A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do corpo. In PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de Moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p.337-346.
VILLAÇA, Nízia e GÓES, Fred. Em Nome do Corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
VILLAÇA, Nízia. Alta, média e baixa costura: moda e semiologia cultural. In: CASTILHO, Kathia; GALVÃO, Diana (Org.). A moda do corpo e o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002. p.91-104.
VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. Barueri, SP: Estação das Letras Editora, 2007.
WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Lisboa: Edições 70, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Projetica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.