O desafio da redução da desigualdade de gênero nas grandes empresas: entre as quotas vinculantes e a autorregulação

Autores

  • Luciana Tasse Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora campus GV
  • Sergio Marcos Carvalho de Ávila Negri Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n1p164

Palavras-chave:

Teto de vidro, administração societária, Pessoa, Mercado

Resumo

Diante da divisão sexual do trabalho reproduzida de maneira muito marcante no espaço produtivo, o presente trabalho tem como objetivo investigar as principais propostas para a promoção de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas organizações empresariais. Para tanto, são analisadas algumas políticas já implantadas com vistas à maior representação de gênero nas posições decisórias das companhias: uma proposta voluntária, estabelecida e fiscalizada pelos próprios agentes econômicos, adotada na Inglaterra; e uma segunda, de caráter obrigatório, imposta pela regulação estatal, sob a forma de quotas vinculantes, adotada na Noruega. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, a partir do método da análise de conteúdo. Como resultado, destaca-se a importância de se considerarem as alternativas voluntárias e vinculantes na esfera do político, de modo a não naturalizar o discurso da solução de mercado da autorregulação como a única possível para a questão da desigualdade de gênero nas empresas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Tasse Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora campus GV

Doutoranda em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF na linha de pesquisa Relações de trabalho, Instituições e Direitos Sociais. Mestra em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas (2016). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013).

Sergio Marcos Carvalho de Ávila Negri, Universidade Federal de Juiz de Fora

 Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de Direito da UFJF. Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase na interface entre Pessoa e Mercado.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Tasse Ferreira, L., & Carvalho de Ávila Negri, S. M. (2019). O desafio da redução da desigualdade de gênero nas grandes empresas: entre as quotas vinculantes e a autorregulação. Scientia Iuris, 23(1), 164–179. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n1p164

Edição

Seção

Artigos