Revisitando o papel da violação positiva do contrato na teoria do inadimplemento

Autores

  • Fabio Queiroz Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Daniel de Pádua Andrade Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n1p258

Palavras-chave:

Violação Positiva do Contrato, Teoria do Inadimplemento, Direito das obrigações

Resumo

Atualmente, no direito brasileiro, prevalece a aplicação da violação positiva do contrato enquanto instrumento autônomo de tutela dos interesses obrigacionais indiretamente vinculados à prestação. Segundo esse entendimento majoritário, as figuras do inadimplemento absoluto e da mora restringem-se aos interesses obrigacionais diretamente relacionados com a prestação. A releitura contemporânea do direito das obrigações, entretanto, revela a indissociabilidade entre deveres de proteção e deveres de prestação. A partir da reformulação conceitual do (in)adimplemento no ordenamento jurídico brasileiro, o presente estudo propõe a revisão do papel da violação positiva do contrato na teoria do inadimplemento. Trata-se de uma investigação de vertente jurídico-teórica e de tipo propositivo. Nesse sentido, ao invés de terceira espécie de inadimplemento, sugere-se a consideração da violação positiva do contrato como referencial teórico de atualização e ampliação dos institutos do inadimplemento absoluto e da mora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Queiroz Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra. Professor Adjunto de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Daniel de Pádua Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Direito Civil na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com bolsa CAPES/PROEX. Especialista em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG. Advogado.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Pereira, F. Q., & Andrade, D. de P. (2018). Revisitando o papel da violação positiva do contrato na teoria do inadimplemento. Scientia Iuris, 22(1), 258–282. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n1p258

Edição

Seção

Artigos