Mediação da informação e as patologias informacionais em Moçambique
um estudo da Biblioteca Nacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n1p327Palavras-chave:
Mediação da informação, Patologias informacionais, Usuários, Biblioteca NacionalResumo
Objetivo: O presente trabalho visa avaliar a mediação da informação em relação as patologias informacionais na Biblioteca Nacional de Moçambique, face ao excesso de informação veiculada nos diversos meios e sistemas de informação.
Metodologia: Recorreu-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível exploratório-descritivo, baseada em um estudo de caso na Biblioteca Nacional de Moçambique. Para a recolha de dados utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada dirigida aos bibliotecários que atuam no serviço de referência e informação como mediadores entre a informação e os usuários.
Resultados: Os dados da pesquisa indicam que a Biblioteca Nacional de Moçambique não lida diretamente com a informação produzida e veiculada em diferentes meios e sistemas de informação, preocupa-se apenas com a gestão da informação bibliográfica dos diferentes assuntos do seu acervo. No processo da mediação da informação as questões informacionais referentes as diferentes patologias informacionais, tais como as fake news, desinformação e excesso informacional, são vistas pelos bibliotecários como questões alheias a biblioteca, e que, não interferem no seu trabalho. Diante disso, para que os usuários encontrem a informação utilitária são direcionados ao setor de jornais ou ao uso da Internet, como suporte, ou extensão do acervo, mas sem uma orientação específica por parte da biblioteca de como realizar pesquisa nesses setores.
Conclusões: Portanto, percebe-se que a informação utilitária não é atribuída a devida importância como uma das funções da biblioteca pública, apesar de fazer parte de sua ambiência e da dinâmica de uso da informação cotidiana pelos usuários.
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