Correlacionamento do Altmetric Attention Score com dados desagregados de mídias sociais

análise dos artigos de acesso aberto da biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p231

Palavras-chave:

Revistas científicas, Acesso aberto, Altmetria, Estudos métricos

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é correlacionar indicadores Altmetric Atention Score (AAS) de periódicos de acesso aberto da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação com as diferentes fontes de atenção online.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica que se valeu de testes estatísticos para ratificar os dados analisados. A amostra foi composta por 937 artigos de periódicos de acesso aberto indexados na subárea Library and Information Science da base SCOPUS, sendo que os dados altmétricos foram oriundos da plataforma Altmetric.com.
Resultados: O Mendeley e o Twitter (nome atual X) figuraram-se como as fontes que receberam maior número de menções. O AAS é correlacionado com praticamente todos os indicadores, no entanto, não tem relacionamento significativo com fontes como Patent, F1000, Q&A e Vídeo. Já Blogs e o Twitter possuem um relacionamento forte com AAS.
Conclusão: As diferentes mídias sociais possuem audiência específica e a desagregação dos indicadores altmétricos pode ser útil para avaliar de forma mais precisa a atenção social de uma pesquisa e para entender como a pesquisa está sendo percebida e discutida na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Silva Santos Rocha, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil.

Marcia Regina da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, Brasil.

João de Melo Maricato, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil.

Referências

ADIE, E. Taking the alternative mainstream. El Profesional de la Información, León, v. 23, n. 4, p. 349-351, 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/EPI/article/view/epi.2014.jul.01/16957. Acesso em: 12 fev. 2019.

ALPERIN, J. P. Exploring altmetrics in an emerging country context. In: ALTMETRICS14: EXPANDING IMPACTS AND METRICS, 2014, Bloomington. Anais [...]. Bloomington, 2014. Disponível em: https://figshare.com/articles/Exploring_altmetrics_in_an_emerging_country_context/1041797. Acesso em: 18 nov. 2019.

ALTMETRIC. How is the Altmetric Attention Score calculated?. [S. l.]: Altmetric, 29 Sep. 2023. Disponível em: https://help.altmetric.com/support/solutions/articles/6000233311-how-is-the-altmetric-attention-score-calculated-. Acesso em: 10 jul. 2024.

ALTMETRIC. The donut and Altmetric Attention Score. [S. l.]: Altmetric, 2020. https://www.altmetric.com/about-ourdata/the-donut-and-score/

AMATH, A.; AMBACHER, K.; LEDDY, J. J.; WOOD, T.J.; RAMNANAN, C. J. Comparing alternative and traditional dissemination metrics in medical education. Medical Education, [S. l.], v. 51, n. 9, p. 935-941, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/medu.13359. Acesso em: 23 out. 2022.

ARAÚJO, R. F. Altmetria e rede de comunidades de atenção no Twitter: primeiros passos de uma proposta teórico-metodológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/103543. Acesso em: 10 maio 2022.

ARAÚJO, R. F. Da altmetria à análise de citações: uma análise da revista. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2015a. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50763. Acesso em: 7 fev. 2023.

ARAÚJO, R. F. Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./abr. 2015b. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/47918. Acesso em: 01 jun. 2022.

ARAÚJO, R. F.; CARAN, G. M.; SOUZA, I. V. P. Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre altmetrics e citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 184-200, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/61912. Acesso em: 16 out. 2023.

ARAÚJO, R.; SORENSEN, A. A.; KONKIEL, S.; BLOEM, B. R. Top AltmetricScores in the Parkinson’s Disease Literature. Journal of Parkinson's disease, Amsterdam, v. 7, n. 1, p. 81-87, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3233/JPD-179000. Acesso em: 10 jul. 2024.

BARATA, G. Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina. Transinformação, Campinas, v. 31, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/CdfPjsJQGTnSSNwWbCCxL9H/. Acesso em: 15 nov. 2020.

BARCELOS, J.; MARICATO, J. M.; MACEDO, D. J. Medição da informação científica na Web 2.0: explorando as possibilidades e limitações da plataforma Altmetric. Ciência da Informação, Brasília, v. 49, n. 3, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5657. Acesso em: 10 fev. 2022.

BORREGO, Á. Altmétricas para la evalución de la investigación y el análisis de necesidades de información. El Profesional de la Información, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 352-357, 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/EPI/article/view/epi.2014.jul.02/16958. Acesso em: 12 fev. 2023.

ELMORE, S. A. The altmetric attention score: what does it mean and why should I care? Toxicologic Pathology, [S. l.], v. 46, n. 3, p. 252-255, 2018. DOI: 10.1177/0192623318758294. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0192623318758294. Acesso em: 10 jul. 2024.

EMPINOTTI, M. L.; PAULINO, R. C. R. Altmetrics and journalism: using Twitter comments to analyze public engagement. Journal of Digital Media & Interaction, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55-67, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327388000_Altmetrics_and_Journalism_Using_Twitter_Comments_to_Analyze_Public_Engagement. Acesso em: 10 fev. 2022.

FAUSTO, S. Altmetrics, altmétricas, altmetrias: novas perspectivas na visibilidade e no impacto das pesquisas científicas. Scielo em Perspectiva, [S. l.], Aug. 2013. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2013/08/14/altmetrics-altmetricas-altmetrias-novas-perspectivasna-visibilidade-e-no-impacto-das-pesquisas-cientificas/#.XdcpyOhKhPa. Acesso em: 05 out. 2022.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de Análise de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

GASPARYAN, A. Y.; NURMASHEV, B.; YESSIRKEPOV, M.; ENDOVITSKIY, D. A.; VORONOV, A. A.; KITAS, G. D. Researcher and author profiles: opportunities, advantages, and limitations. Journal of Korean Medical Science, Seoul, v. 32, n. 11, p. 1749-1756, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5639053/9. Acesso em: 10 jul. 2024

GOUVEIA, F. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 214-227, 2013. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3434. Acesso em: 7 fev. 2023.

GUMPENBERGER, C.; GLÄNZEL, W.; GORRAIZ, J. The ecstasy and the agony of the altmetric score. Scientometrics, [S. l.], v. 108, p. 977-982, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-016-1991-5. Acesso em: 22 fev. 2022.

HAUSTEIN, S.; LARIVIÈRE, V.; THELWALL, M.; AMYOT, D.; PETERS, I. Tweets vs. Mendeley readers: how do these two social media metrics differ? Information technology Journal, [S. l.], v. 56, n. 5, p. 207-215, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266396518_Tweets_vs_Mendeley_readers_How_do_these_two_social_media_metrics_differ. Acesso em: 22 fev. 2022.

HOANG, J. K.; MCCALL, J.; DIXON, A. F.; FITZGERALD, R. T.; GAILLARD, F. Using social media to share your radiology research: how effective is a blog post? Journal of the American College of Radiology, [S. l.], v. 12, n. 7, p. 760-765, jul. 2015. DOI: 10.1016/j.jacr.2015.03.048. Disponivel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25959491/. Acesso em: 18 nov. 2022.

KOLAHI, J.; KHAZAEI, S.; IRANMANESH, P.; KIM, J.; BANG, H.; KHADEMI, A. Meta-Analysis of correlations between altmetric attention score and citations in health sciences. BioMed Research International, [S. l.], v. 2021, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350717022_Meta-Analysis_of_Correlations_between_Altmetric_Attention_Score_and_Citations_in_Health_Sciences. Acesso em: 22 fev. 2022.

LORIA, P. Altmetrics and open access: a measure of public interest. Australian Open Access Strategy Group Blog, Sydney, 2013. Disponível em: https://aoasg.org.au/altmetrics-and-open-access-a-measure-of-public-interest/. Acesso em: 18 nov. 2022.

MARICATO, J. M.; LIMA, E. L. M. Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e Twitter. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 137-145, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30921/17418. Acesso em: 22 fev. 2022.

MARQUES, F. Retuíte ou pereça: estudo indica que o Twitter é a rede social mais usada para divulgar artigos científicos de revistas brasileiras. Revista FAPESP, São Paulo, ed. 221, jul. 2014. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/retuite-ou-pereca/. Acesso em: 16 jun. 2022.

MUKHERJEE, B., SUBOTIĆ, S., CHAUBEY, A. K. And now for something completely different: the congruence of the altmetric attention score’s structure between different article groups. Scientometrics, [S. l.], v. 114, n. 1, p. 253–275, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2559-8. Acesso em: 13 mar. 2023.

MURRAY, G.; HELLEN, R.; RALPH, J.; RAGHALLAIGH, S. N. Comparison of Traditional citation metrics and altmetrics among dermatology Journals: Content and Correlational Analysis Study. JMIR Dermatol, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-5, 2020. DOI: 10.2196/15643. Disponível em: https://derma.jmir.org/2020/1/e15643/PDF. Acesso em: 10 jul. 2024.

PARABHOI, L. Analysis of the Altmetric top 100 Altmetric Attention Score coronavirus publications. Library Philosophy and Practice, Lincoln, p. 1-10, Oct. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/345747077_Analysis_of_the_Altmetric_top_100_Altmetric_Attention_Score_Coronavirus_Publications. Acesso em: 22 fev. 2022.

RAVENSCROFT, J.; LIAKATA, M.; CLARE, A.; DUMA, D. Measuring scientific impact beyond academia: an assessment of existing impact metrics and proposed improvements. Public Library of Science, San Francisco, v. 12, n. 3, 2017. DOI: 10.1371/journal.pone.0173152. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0173152. Acesso em: 10 jul. 2024.

ROBINSON-GARCIA, N.; COSTAS, R.; ISETT, K.; MELKERS, J.; HICKS, D. The unbearable emptiness of tweeting: about journal articles. Public Library of Science, San Francisco, v. 12, n. 8, 2017. DOI: 10.1371/journal.pone.0183551. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0183551. Acesso em: 10 jul. 2024.

RODRIGUES, C.; GODOY VIERA, A. F. Utilização do recurso hipermidiático vídeo em periódicos científicos: estudo do Journal of Visualized Experiments (JOVE). Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín, v. 40, n. 2, p 153-164, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179050877004. Acesso em: 10 ago. 2022.

ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Major altmetrics tools. Library Technology Reports, [S. l.], v. 51, n. 5, p. 11-19, 2015. Disponível em: https://www.journals.ala.org/index.php/ltr/article/viewFile/5746/7186. Acesso em: 22 fev. 2024.

SAUNDERS, M. E.; DUFFY, M. A.; HEARD, S. B.; KOSMALA, M.; LEATHER, S. R.; MCGLYNN, T.; OLLERTON, J.; PARACHNOWITSCH, A. L. Bringing ecology blogging into the scientific fold: measuring reach and impact of science community blogs. The Royal Society Open Science, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsos.170957. Acesso em: 18 nov. 2022.

SHINTAKU, M.; BARCELOS, J.; ARAÚJO, R.; BRITO, R. F. Mega-periódicos e altmetria: aproximações entre novas formas de publicação e de avaliação de impacto de resultados de pesquisa. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 52-61, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p52. Acesso em: 22 abr. 2022.

SNIJDER, Ronald. Revisiting an open access monograph experiment: measuring citations and tweets 5 years later. Scientometrics, [S. l.], v. 109, p. 1855-1875, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11192-016-2160-6. Acesso em: 12 fev. 2023.

SOUSA, Á. Coeficiente de Correlação de Pearson e Coeficiente de correlação de Spearman . O que medem e em que situações devem ser utilizados? Correio dos Açores, Matemática, [S. l.], 21 mar. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.3/5365. Acesso em: 10 jul. 2024.

SUGIMOTO, C. R.; WORK, S.; LARIVIÈRE, V.; HAUSTEIN, S. Scholarly use of social media and altmetrics: a review of the literature. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S. l.], v. 68, n. 9, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307303664_Scholarly_use_of_social_media_and_altmetrics_A_review_of_the_literature. Acesso em: 10 dez. 2022.

TORRES, D.; CABEZAS, Á.; JIMÉNEZ, E. Altmetrics: nuevos indicadores para la comunicación científica en la Web 2.0. Comunicar, v. 21, n. 41, out. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.3916/C41-2013-05. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=41&articulo=41-2013-05. Acesso em: 10 ago. 2022.

VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 159-169, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n2/04. Acesso em: 22 maio 2022.

VANTI, N. A cientometria revisitada à luz da expansão da ciência, da tecnologia e da inovação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 5, n. 3, p. 5-31, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6185. Acesso em 22 fev. 2022.

VANTI, N.; SANZ-CASADO, E. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, set./dez., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v28n3/0103-3786-tinf-28-03-00349. Acesso em: 10 ago. 2022.

VOGL, S.; SCHERNDL, T.; KÜHBERGER, A. Psychology: a bibliometric analysis of psychological literature in the online media. Scientometrics, [S. l.], v. 115, n. 3, p. 1253-1269, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11192-018-2727-5. Acesso em: 12 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Rocha, E. S. S., Silva, M. R. da, & Maricato, J. de M. (2024). Correlacionamento do Altmetric Attention Score com dados desagregados de mídias sociais: análise dos artigos de acesso aberto da biblioteconomia e Ciência da Informação. Informação & Informação, 28(3), 231–254. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n3p231