Infraestrutura de ciência cidadã e o conceito media lab para bibliotecas públicas
proposições de um modelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p488Palavras-chave:
Ciência Cidadã, Bibliotecas públicas, Media labsResumo
Objetivo: Analisar a importância do conceito Media lab como articulador de práticas de Ciência Cidadã em bibliotecas públicas, para que estas se estabeleçam como laboratórios de mediação do conhecimento, corroborem para a produção coletiva de conhecimento e instrumentalizem comunidades com recursos que facilitem a interação dos cidadãos comuns com a ciência.
Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. O percurso metodológico parte do documento Dez princípios da Ciência Cidadã da European Citizen Science Association e estabelece relações com as missões das bibliotecas públicas segundo o IFLA-UNESCO Public Library Manifesto 2022.
Resultados: Os resultados apontam que projetos de Ciência Cidadã desenvolvidos em bibliotecas públicas oferecem subsídios práticos e teóricos a respeito da importância das bibliotecas em processos de mediação do conhecimento, abarcando o conceito de Media labs, bem como das amplas possibilidades para o fomento de práticas científicas que envolvem o cidadão comum.
Conclusões: Conclui que bibliotecas públicas são espaços de mediação do conhecimento, e vislumbra uma sistematização que leve em conta a projeção de iniciativas para o pleno desenvolvimento da CC nesses locais.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. DOI: https://doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6
ARAÚJO, R. P. A.; PENTEADO, C. L. C.; SANTOS, M. B. P. Participação política e laboratórios de inovação cidadã: estudo dos CitLab e MediaLab Prado na Espanha. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 1193-1211, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5215. Acesso em: 04 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5215
AYRIS, P.; BERNAL, I.; CAVALLI, V.; DORCH, B.; FREY, J.; HALLIK, M.; HORMIA-POUTANEN, K.; LABASTIDA, I.; MACCOLL, J.; PONSATI OBIOLS, A.; SACCHI, S.; SCHOLZE, F.; SCHMIDT, B.; SMIT, A.; SOFRONIJEVIC, A.; STOJANOVSKI, J.; SVOBODA, M.; TSAKONAS, G.; VAN OTEGEM, M.; VERHEUSEN, A.; VILKS, A.; WIDMARK, W.; HORSTMANN, W. LIBER Open Science Roadmap. [S. l.]: Zenodo, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.1303002. Acesso em: 4 nov. 2022.
COPATTI, C.; ZIECH, M. E.; CALLAI, H. C. Identidade e pertencimento em escolas do campo: vivências cotidianas na relação com o lugar. Anekumene, [S. l.], n. 10, p. 38-47, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.17227/anekumene.2016.num11.8043. Acesso em: 22 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.17227/Anekumene.2016.num11.8043
CRUZEIRO, A. C.; MATOS, G. P.; TEIXEIRA, C. S. Atuação de espaços maker em bibliotecas: tendências de ampliação para o empreendedorismo e inovação. In: INNOVATION SUMMIT BRASIL, Florianópolis, 2019. Anais [...]. Florianópolis: [s. n.], 2019. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/08/Atua%C3%A7%C3%A3o-de-espa%C3%A7os-maker-em-bibliotecas_Anprotec2019.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
FINO-GARZÓN, D. M. Catálogo para a inovação em bibliotecas públicas. Bogotá: Cerlalc, [202-?]. Disponível em: https://cerlalc.org/wp-content/uploads/2019/09/Cata%CC%81logo-portugue%CC%81s-VF_2_17092019.pdf. Acesso em: 4 nov. 2022.
FRAILE, M. De la Bauhaus a los medialab: una síntesis apretada de 100 años de evolución - From the Bauhaus to the medialab: a tight synthesis of 100 years of evolution. Transverso, [S. l.], ano 7, n. 7, p. 64-88, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/4399. Acesso em: 03 nov. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). The IFLA-UNESCO Public Library Manifesto 2022. Netherlands: IFLA, 2022. Disponível em: https://www.ifla.org/. Acesso em: 3 out. 2022.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas 1994. [S. l.]: Zenodo, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/. Acesso em: 3 out. 2022.
MARTINS, B. C. Hackerspaces, ciência cidadã e ciência comum: apontamentos para uma articulação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 59-71, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/90456. Acesso em: 8 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3752
OLIVEIRA, A. C. S.; SILVA, E. M. Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, Londrina, n. 2, v. 21, p. 5-39, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34181. Acesso em: 22 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p5
ORTEGA, I.; VILLAR, R. El modelo Media Lab: contexto, conceptos y clasificación. Posibilidades de uma didáctica artística en el entorno revisado del laboratorio de medios. Pulso: Revista de Educación, [S. l.], n. 37, p. 149-165, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5823485. Acesso em: 12 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.58265/pulso.5192
PARRA, H. Z. M.; FRESSOLI, M.; LAFUENTE, A. Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 1-6, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3907. Acesso em: 15 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3907
RICAURTE, P.; BRUSSA, V. Laboratórios cidadãos, laboratórios comuns: repertórios para pensar a Universidade e as Humanidades Digitais. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 29-46, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/93950. Acesso em: 24 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3758
ZANINELLI, T. B.; SANTOS NETO, J. A. Bibliotecas com makerspaces: tendência ou necessidade de inovação? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: CBBD, 2017. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1965/1966. Acesso em: 03 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Weber Umpierre, Fabiano Couto Corrêa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.