50 anos do PPGCI IBICT: análise textual da produção científica com iramuteq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p117

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Produção científica, Pós-graduação, Ibict, IRaMuTeQ

Resumo

Introdução: Análise textual da produção científica dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Objetivo: Identificar os temas trabalhados nas pesquisas acadêmicas realizadas no programa de pós-graduação durante os seus 50 anos, em virtude da sua representatividade como primeiro curso de mestrado em Ciência da Informação no Brasil.
Metodologia: Pesquisa empírica a partir da coleta de dados de dissertações e teses, em reportórios institucionais (CAPES, BDTD, RIDI, Pantheon e RIUFF), para análise textual através do programa IRaMuTeQ e discussão com base na revisão bibliográfica e documental.
Resultados: Foram analisados 752 títulos e 454 resumos de teses (169) e dissertações (583) que apresentaram como principais abordagens temáticas: usos e efeitos da informação;metrias da informação; estudos sobre instituições sediadas no Rio de Janeiro; perspectivas teóricas e conceituais na Ciência da Informação.
Conclusões: O estudo espera contribuir para o conhecimento histórico da Ciência da Informação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosali Fernandez de Souza, Polytechnic of North London - UNL

Doutorado em Ciência da Informação pela Polytechnic of North London - UNL

Priscila Ramos Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Marcos Gonçalves Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

ARAUJO, C. A. A. O que é ciência da informação. Editora: KMA, 2018.

BARRETO, A. Uma história da Ciência da Informação in: TOUTAIN, L. M. B. B. Para entender a Ciência da Informação. Salvador, EDUFBA, 2007.

BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, v.19, n.1, p. 3-5, 1968.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Associação Brasileira de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

CARVALHO, A. O. Pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação: reflexões, sugestões, experiências. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 7, n.2, p. 289-309, 1978.

EYRE, J. Some views on the development of professional library education in Brazil. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, 1995.

GOFFMAN, W. Information science: discipline or disappearance. ASLlB Proceedings, v. 22 n.12, p.589-596, 1970.

GOMES, H. E. Experiência do IBBD em programas de pós-graduação. Revista da Escola de Biblioteconomiada Universidade Federal de Minas Gerais, v. 3, n.1, p.13-26, 1974.

IBBD. Quem é quem na biblioteconomia e documentação no Brasil. Rio de Janeiro: IBBD, 1970.

MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’ analyse de similitude appliqué aux corpus textueles: les primaires socialistes por l’ election présidentielle française. Journées internation-alesd’ Analyse statistique des Données Textuelles, JADT, p. 687- 699, 2012.

MARTELETO, R. M. A pesquisa em Ciência da Informação no Brasil: marcos institucionais, cenários e perspectivas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, p.19-40, 2009.

PINHEIRO, L. V. R.; LOUREIRO, J. M. M. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.1, p.42-53, jan./jul.1995.

PINHEIRO, L. V. R. Cenário da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, influências e tendências In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8.: 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. p.14.

SACERDOTE, H. C. S. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line. 2018. Tese. (Doutorado em Ciência da Informação). - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SOUZA, R. F; STUMPF, Ida R. C. Ciência da Informação como área do conhecimento: abordagem no contexto da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, p. 41-58, 2009.

SOUZA, T. B.; RIBEIRO, F. Os cursos de Ciência da Informação no Brasil e em Portugal: perspectivas diacrônicas. Informação & Informação, Londrina, v. 14, n. 1, p. 82 - 102, jan./jun. 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

Souza, R. F. de, Carvalho, P. R., & Ramos, M. G. (2020). 50 anos do PPGCI IBICT: análise textual da produção científica com iramuteq. Informação & Informação, 25(4), 117–141. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p117

Edição

Seção

Artigos