Se estou no Google, logo existo: técnicas de alavancagem e visibilidade de um periódico científico em motores de busca por meio de técnicas de seo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p402Palavras-chave:
Ferramentas de busca na Web, Marketing na Internet, Recuperação da informação, Search Engine Optimization (SEO), Periódico científicoResumo
Introdução: O artigo aborda o marketing digital pelo viés das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas ao caso do Website da revista científica PontodeAcessoObjetivo: Analisa aspectos e medidas objetivas e técnicas de SEO on-site e on-page que promovam a alavancagem da visibilidade do site e dos seus conteúdos publicados entre os principais resultados de pesquisa dos grandes motores de busca como Google, Bing e Yahoo!.
Metodologia: O método é descritivo, com abordagem qualitativa, e metodologia de estudo de case (Revista) em marketing, com o apoio de revisão de literatura e técnica de observação a parir da criação de personas.
Resultados: o texto apresenta de forma descritiva e fundamentada as observações realizadas a partir da análise na perspectiva do SEO on-site e on-page.
Conclusões: o Website da PontodeAcesso não faz uso de tais estratégias e técnicas, o que tem colaborado para uma potencial invisibilidade ou baixa recuperação da sua produção científica na Web em resultados de mecanismos de busca a nível global. E que o uso de tais ferramentas poderiam alavancar sua visibilidade na comunidade científica e potencializar o engajamento.
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