Análise de facetas e obra fílmica

Autores

  • Rosa Inês de Novais Cordeiro Universidade Federal Fluminense
  • Kathryn La Barre Assistant Professor - School of Library and Information Science University of Illinois at Urbana-Champaign - UIUC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p180

Palavras-chave:

Teoria analítico-sintética facetada, Análise de facetas, Análise fílmica, Indexação de filmes, Indexação de imagens em movimento, Indústria audiovisual

Resumo

Pesquisa no âmbito da Organização e Representação do Conhecimento de Imagens em Movimento que tem como proposta analisar e sistematizar um universo de conteúdos provenientes de filmes cinematográficos e, em consequência, da indústria audiovisual a partir da teoria analítico-sintética, ou seja, da teoria facetada, somando-se a isso a discussãode princípios da análise fílmica e a testagem da proposta na esfera da recepção, mediante experimento realizado com alunos de pós-graduação em Ciência da Informação de duas universidades (brasileira e americana). A partir do quadro teórico-conceitual aprofundado no estudo, foi realizada a pesquisa empírica, cuja testagem procurou detectar trajetórias de pensamento na leitura/análise dos filmes pelos participantes, considerando o ambiente digital de informação, além de verificar a propriedade da recepção e das singularidades cognitivase culturais que permearam a análise/leitura dos filmes dos segmentos participantes.

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Publicado

2011-12-15

Como Citar

Cordeiro, R. I. de N., & La Barre, K. (2011). Análise de facetas e obra fílmica. Informação & Informação, 16(2), 180–201. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p180

Edição

Seção

Artigos