Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web.

Autores/as

  • Nadia Vanti UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p55

Palabras clave:

Mensuração da Pesquisa

Resumen

Como parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença das instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise das universidades da região Nordeste do país por meio da aplicação de diferentes indicadores webométricos: tamanho do sítio, visibilidade, fator de impacto Web - FIW, luminosidade e densidade da rede. Para a medição do tamanho dos sítios Web e de sua visibilidade no mundo virtual, utilizou-se o motor de busca Yahoo e o fator de impacto foi calculado por meio de uma fórmula especialmente criada para este fim. A luminosidade destes sítios foi calculada tendo como ferramenta o programa mapeador Xenu Link Sleuth. A densidade da rede foi obtida também com a aplicação de uma fórmula. O programa Ucinet6 foi utilizado para a visualização das conexões entre os sítios das universidades da região. Os resultados demonstraram que as universidades maiores são também aquelas mais acessadas e as menores são as que costumam acessar mais websites. O fator de impacto não apresentou resultados significativos quando aplicado a sítios Web e a densidade da rede das universidades federais da região Nordeste do Brasil mostrou-se muito baixa, o que representa um enorme potencial inexplorado no que diz respeito à conectividade destas instituições com seus pares neste ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nadia Vanti, UFRN

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos da Informação (EMICT&I) na UFRN, onde coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado Análise webométrica das universidades públicas brasileiras, iniciado no final de 2007. Os principais temas de pesquisa que desenvolve são: produção científica e métodos quantitativos de avaliação do fluxo da informação: bibliometria, cientometria, informetria, webometria e cibermetria. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre estes temas. Apresenta, também, trabalhos em outras publicações (anais de congresso, capítulos de livros e livros).

Publicado

2010-03-19

Cómo citar

Vanti, N. (2010). Mapeamiento de las instituciones federales de educación superior de la región noreste de Brasil en la web. Informação & Informação, 15(1), 55–67. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p55

Número

Sección

Artigos