Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal.

Autores/as

  • Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva Universidade de Porto
  • Viviana Fernández Marcial Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p104

Palabras clave:

Information concept, Information Society, Information Literacy, Information behaviour, Higher education, Portugal, research project

Resumen

Este artigo divulga resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt – A Literacia Informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao longo dos dois anos foram divulgados os pressupostos teórico-metológicos e conceituais além dos resultados parciais dos dois inquéritos distribuídos para uma amostra de mais de três mil estudantes. Um dos inquéritos para alunos do último ano do secundário e outro a alunos do segundo ano do ensino universitário e politécnico. Neste artigo, avançamos com mais alguns resultados e divulgamos os modelos dos inquéritos aplicados. Com mais estes elementos esperamos contribuir para a estimulação de um debate urgente e aprofundado acerca do tema “literacia da informação” que não deve, em nosso entendimento, ser confundida com inclusão digital ou com brecha digital.

Biografía del autor/a

Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, Universidade de Porto

Formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga, em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Bibliotecário-Arquivista pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutor em História Contemporânea pela Universidade do Minho. Professor do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação da Universidade do Porto. Autor de diversas obras ligadas ao estudo da Ciência da Informação e da Arquivística.

Viviana Fernández Marcial, Universidade da Coruña

Doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid. Professora da área de Ciência da Informação desde 1997. Docente da Universidade da Coruña.

Publicado

2010-03-19

Cómo citar

Malheiro da Silva, A. M. B., & Fernández Marcial, V. (2010). Nuevos resultados y elementos para el análisis y el debate sobre la Alfabetización Informacional en Portugal. Informação & Informação, 15(1), 104–128. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p104

Número

Sección

Relatos de Experiência