Biblioteca Eletrônica da Embrapa Cerrados: estudo de usuário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p457Palabras clave:
Biblioteca digital, Estudo de usuário, Recuperação de informação, Tecnologia agropecuária.Resumen
Introdução: Apresentam-se os resultados da pesquisa realizada com os usuários da Biblioteca Eletrônica da Embrapa Cerrados - sítio da Internet, implantado em 2004, que organiza, armazena e disponibiliza na íntegra a produção técnico-científica publicada pela Empresa.
Objetivo: O objetivo era levantar o perfil do usuário e efetuar uma avaliação precisa do sítio.
Metodologia: A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário online. Colheram-se dados demográficos, hábitos e recursos de consulta: navegação, tempo de carga das páginas, ajuda, leiaute e terminologia. A análise dos dados foi efetuada pelo aplicativo SPSS - Statistical Package for the Social Sciences.
Resultados: Constatou-se que os usuários principais são estudantes e engenheiros agrônomos, jovens com até 30 anos de idade, oriundos do Distrito Federal, pertencentes às universidades e escolas superiores, que estão em busca de atualizar o conhecimento. Em seguida, aparecem os usuários de: órgãos públicos; empresas particulares; Embrapa; agronegócios; governo federal; colégios e escolas; associações e organismos não governamentais; extensão rural; cooperativas e sindicatos. Esses usuários não apresentaram dificuldades para usar o serviço.
Conclusões: O serviço atende bem, porém, algumas sugestões de melhoria foram apresentadas e poderão ser desenvolvidas. Além disso, a constatação de pouca demanda oriunda de sítios, fazendas, empresas de extensão rural, cooperativas e sindicatos indica a necessidade de se projetar novos produtos e serviços direcionados a esse outro público.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.