La comprensión de los fondos archivísticos mediante el enfoque del análisis de campo.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p79Palabras clave:
Análise de Domínio. Gestão de Documentos Arquivísticos. Organização da Informação. Recuperação da Informação. Arquivos.Resumen
O artigo procura buscar uma aproximação com a teoria de Birger Hjørland, identificando as instituições públicas e privadas produtoras de documentos arquivísticos como domínios específicos de conhecimento, que: (a) produzam documentos decorrentes de suas atividades e funções; (b) possuam terminologia especializada; (c) requeiram análises estruturais e históricas para a determinação da organicidade dos documentos e estabelecimento do princípio de proveniência; (d) abranjam uma comunidade de usuários com necessidades de acesso a documentos e necessidades informacionais complexas e específicas; e (e) utilizam sistemas inteligentes para recuperação e organização de documentos arquivísticos. Utilizando-se as abordagens propostas será possível alcançar melhorias na gestão de documentos arquivísticos no que se refere a manutenção de proveniência e autenticidade dos documentos, otimização de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos e eficácia na recuperação da informação em arquivos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.