Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p377Palabras clave:
Livro eletrônico, E-book, Biblioteca universitária.Resumen
Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.
Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.
Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).
Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.
Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso.
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