Criação e compartilhamento de conhecimento: perfis profissionais para o futuro da indústria paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p297Palabras clave:
Criação do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Gestão do conhecimento.Resumen
Introdução: Estudo sobre criação e compartilhamento de conhecimento no projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Parananense, dos Observatórios de Prospecção do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Objetivo: analisa o processo a partir do caso paranaense, partindo dos pressupostos: as organizações atuantes em atividades de prospecção são intensas na criação e compartilhamento do conhecimento; tornar coletivo o conhecimento individual constitui um dos principais desafios das organizações inovadoras.
Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental, observação fundamentada na participação nos painéis de nove especialistas ligados ao Projeto (amostra por tipicidade voltada aos setores metal mecânico, plástico, TIC’s e meio ambiente) e realização de entrevistas com os relatores dos painéis. Coteja o material empírico levantado com o referencial pertinente de modo a evidenciar aspectos dessa prática de gestão.
Resultados: com base nos resultados obtidos das análises da documentação da organização, das observações durante os painéis e das entrevistas, percebeu-se que o projeto Perfis Profissionais para o futuro da Indústria Paranaense contempla as cinco fases do processo de criação do conhecimento e também os capacitadores do conhecimento.
Conclusões: Os resultados das entrevistas confirmam os resultados obtidos durante as observações, o que permite perceber que houve consenso no discurso da equipe gestora e dos painelistas em relação ao que se espera como perfil profissional para o futuro da indústria paranaense.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.