A relação entre informação, cultura organizacional e tomada de decisão em uma organização

Autores/as

  • Paulo Danelon Lopes Faculdade Projeção
  • Valmira Perucchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p229

Palabras clave:

Informação para organização, cultura no ambiente organizacional, tomada de decisão em organização, informação no processo decisório.

Resumen

Introdução: Compreende uma pesquisa documental sobre a relação entre informação, cultura organizacional e tomada de decisão em uma organização.

Objetivo: verificar qual a influência da informação, considerando-se a cultura organizacional, na tomada de decisão em uma organização.

Metodologia: A revisão de literatura procura contemplar autores especializados nas áreas de informação (Belkin; Borko; Capurro; Choo; Tarapanoff; dentre outros); cultura (Fleury et al.; Moraes e Fadel; Nassar e Schein); tomada de decisão (Angeloni; Hoppen; Leitão e Nassif; Lousada e Valentim e  Oliveira) e organização (Bernardes e Marcondes e Maximiano).

Resultados: pode existir uma grande interdependência entre informação, cultura e tomada de decisão em uma organização.

Conclusões: A informação pode facilitar a compreensão da cultura de uma organização, de como ocorrem os processos de mudança e quais alternativas podem ser levantadas para que ela possa lograr êxito em seu processo de tomada de decisão com o objetivo de assegurar a sua perpetuação ao longo do tempo.

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Biografía del autor/a

Paulo Danelon Lopes, Faculdade Projeção

Professor Faculdade Projeção.

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Valmira Perucchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Bibliotecária Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

Lopes, P. D., & Perucchi, V. (2015). A relação entre informação, cultura organizacional e tomada de decisão em uma organização. Informação & Informação, 20(3), 229–247. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p229

Número

Sección

Artigos