Autoria na redação científica

Autores/as

  • Marcelo Krokoscz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p319

Palabras clave:

Autoria. Redação científica. Plágio. Ética.

Resumen

Introdução: O texto apresenta uma análise ensaística sobre as possíveis modalidades de autoria a partir de sua definição e reflete sobre a complexidade e necessidade de busca de critérios de atribuição de autoria.

Objetivos: O trabalho visa discutir alguns aspectos importantes e necessários relacionados à concepção de autoria científica. Consequentemente, esta tarefa requer: identificar e analisar a definição de autoria; reconhecer e debater alguns aspectos e critérios compartilhados pela academia em relação à autoria.

Metodologia: A reflexão é contextualizada bibliograficamente com algumas ideias de outros autores sobre o assunto, ao mesmo tempo em que procura contribuir com algumas pistas e propostas de discussão relacionadas ao tema as quais visam fomentar o debate e aprofundar a compreensão sobre a autoria científica.

Resultados: O trabalho sistematiza o conceito de autoria e apresenta a ideia de “catavento autoral”. Destaca a complexidade dos fatores envolvidos no estabelecimento da autoria científica, seja do ponto de vista da inexistência de consensos sobre os critérios que definem a autoria de um trabalho, bem como em relação às demandas e pressões pelo produtivismo das publicações. A partir disto, apresenta dois esquemas/modelos de autoria.

Conclusões: a atribuição e reconhecimento da autoria científica ainda é uma condição que depende muito mais de princípios éticos dos próprios autores do que das regras e das convenções instituídas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Krokoscz, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Metodologia da Pesquisa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Publicado

2015-05-26

Cómo citar

Krokoscz, M. (2015). Autoria na redação científica. Informação & Informação, 20(1), 319–333. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p319

Número

Sección

Pontos de Vista