Autoria na redação científica

Authors

  • Marcelo Krokoscz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p319

Keywords:

Autoria. Redação científica. Plágio. Ética.

Abstract

Introdução: O texto apresenta uma análise ensaística sobre as possíveis modalidades de autoria a partir de sua definição e reflete sobre a complexidade e necessidade de busca de critérios de atribuição de autoria.

Objetivos: O trabalho visa discutir alguns aspectos importantes e necessários relacionados à concepção de autoria científica. Consequentemente, esta tarefa requer: identificar e analisar a definição de autoria; reconhecer e debater alguns aspectos e critérios compartilhados pela academia em relação à autoria.

Metodologia: A reflexão é contextualizada bibliograficamente com algumas ideias de outros autores sobre o assunto, ao mesmo tempo em que procura contribuir com algumas pistas e propostas de discussão relacionadas ao tema as quais visam fomentar o debate e aprofundar a compreensão sobre a autoria científica.

Resultados: O trabalho sistematiza o conceito de autoria e apresenta a ideia de “catavento autoral”. Destaca a complexidade dos fatores envolvidos no estabelecimento da autoria científica, seja do ponto de vista da inexistência de consensos sobre os critérios que definem a autoria de um trabalho, bem como em relação às demandas e pressões pelo produtivismo das publicações. A partir disto, apresenta dois esquemas/modelos de autoria.

Conclusões: a atribuição e reconhecimento da autoria científica ainda é uma condição que depende muito mais de princípios éticos dos próprios autores do que das regras e das convenções instituídas.

Author Biography

Marcelo Krokoscz, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Metodologia da Pesquisa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Published

2015-05-26

How to Cite

Krokoscz, M. (2015). Autoria na redação científica. Informação & Informação, 20(1), 319–333. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p319

Issue

Section

Pontos de Vista