O sistema de recompensa científico e a altmetria

relações entre os indicadores de atenção online e as práticas de comunicação e divulgação científica dos pesquisadores em comunicação no Brasil

Autores

  • Francielle Franco dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP https://orcid.org/0000-0002-3686-595X
  • Maurício Coelho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-7923-9457
  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596

Palavras-chave:

Sistema de recompensa científico, Atenção on-line, Altmetria, Divulgação científica

Resumo

Objetivo: Analisar quais as relações entre o reconhecimento entre os pares e a atenção online dos pesquisadores da área de comunicação do Brasil a partir dos seus perfis e suas produções distribuídas na web social. Além disso, pretende-se engendrar reflexões críticas e debates acerca de novos indicadores e métodos qualitativos de mensuração para avaliar a produção e as contribuições de pesquisadores em áreas do conhecimento específicas.
Metodologia:
Trata-se de um estudo qualiquantitativo de caráter básico que partiu da lista de docentes da área de comunicação (total de 920) identificou-se 758 perfis ativos no Google Acadêmico, do qual foram extraídos e analisados os perfis dos 10 pesquisadores com maior índice h, relacionando indicadores de presença online e atenção online.
Resultados: A partir da lista dos 920 docentes em Ciências da Comunicação no Brasil, foi possível localizar 785 perfis ativos na plataforma Google Scholar Citations (perfis do Google Acadêmico). Depois, foi possível estabelecer um ranking com os 10 pesquisadores com maiores valores de índice h, segundo dados da referida plataforma. Apenas 10 pesquisadores tinham perfil ativo em todas as plataformas. A média do índice h entre os 10 pesquisadores, segundo dados do Google Scholar Citations é 56. Quanto ao score altmétrico, apenas 3 autores apresentaram indicadores relevantes.
Conclusões: A divulgação de trabalhos nas mídias e redes sociais não necessariamente propicia um aumento significativo da visibilidade e reconhecimento dos pares considerando o método de avaliação tradicional como o número de citação que o pesquisador recebe, mas por outro lado a presença online dos pesquisadores apresenta potencial de inserir a produção científica no debate online e aumentar a visibilidade para fora da comunidade científica.

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Biografia do Autor

Francielle Franco dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, Brasil.

Maurício Coelho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. 

Ronaldo Ferreira Araújo , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Brasil. 

Ana Maria Mielniczuk de Moura , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. 

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Santos, F. F. dos, Silva, M. C. da, Araújo , R. F., & Moura , A. M. M. de. (2023). O sistema de recompensa científico e a altmetria: relações entre os indicadores de atenção online e as práticas de comunicação e divulgação científica dos pesquisadores em comunicação no Brasil. Informação & Informação, 27(3), 596–621. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596