Critérios para avaliação de bibliotecas na educação superior a distância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p410Keywords:
Educação Superior a Distância, Bibliotecas universitárias, Planejamento, Avaliação.Abstract
Introdução: A avaliação e o planejamento da Educação Superior a Distância no Brasil são feitos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e por meio de dispositivos legais. No que tange ao planejamento e à avaliação dos serviços das bibliotecas para o atendimento da Educação Superior a Distância, observa-se carência de corpo teórico e respaldo legal que aborde o tema com a profundidade e abrangência necessárias.
Objetivo: Apresentar análise da literatura e da legislação a respeito da avaliação de bibliotecas na Educação Superior a Distância (EAD), bem como procedimentos e recomendações para o planejamento dos serviços de bibliotecas para essa modalidade de educação.
Metodologia: Revisão bibliográfica e pesquisa documental. A elaboração teórica foi construída através de levantamento bibliográfico em periódicos e pesquisa documental, por meio de consultas aos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da legislação brasileira, e também da publicação: Primeiros passos: Um Guia para Bibliotecários na Nova Educação a Distância.
Resultados: Aponta limitações dos instrumentos legais brasileiros e carência de corpo teórico nacional que trate esse tema com profundidade e abrangência.
Conclusões: Uma eficiente contribuição das bibliotecas acadêmicas para a educação superior a distância deve ser adequadamente planejada, levando em conta, não apenas a quantidade de bibliografia, como enfatiza a regulamentação brasileira atual, mas também a prestação diversificada de serviços e o atendimento às necessidades informacionais dos envolvidos em EAD.Downloads
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