Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação

Autores/as

  • Franciele Merlo Universidade Federal de Santa Maria.
  • Glaucia Vieira Ramos Konrad Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p26

Palabras clave:

Documento, História, Memória, Patrimônio Documental, Acesso à Informação

Resumen

Introdução: A História é registrada em documentos que formam um conjunto: o patrimônio documental.

Objetivo: Este estudo tem por finalidade identificar a importância da preservação do patrimônio documental em meio à relação documento, história e memória, com vistas ao acesso à informação.

Metodologia: Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Assim, delimitou-se o uso de materiais publicados em livros, periódicos ou internet.

Resultados: No Brasil, a Constituição Federal de 1988 definiu os documentos públicos como patrimônio cultural do país. Esse patrimônio constitui a memória da sociedade; portanto é preciso preservá-lo para que os cidadãos brasileiros possam acessá-lo quando necessário. O direito de acesso, previsto constitucionalmente, foi regulamentado pela Lei de Acesso à Informação.

Conclusões: a lei de acesso é considerada um marco para a sociedade brasileira exercer seus direitos. O intuito da preservação do patrimônio documental é possibilitar aos cidadãos o acesso à memória para construir sua identidade. A relação documento, história e memória é pouco abordada por pesquisadores brasileiros, sob o ponto de vista da necessidade de preservação do patrimônio documental visando ao direito da sociedade de acesso à informação. Desta maneira, instiga-se um maior desdobramento acerca do tema apresentado.

Biografía del autor/a

Franciele Merlo, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/UFSM).

Glaucia Vieira Ramos Konrad, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2015-03-22

Cómo citar

Merlo, F., & Konrad, G. V. R. (2015). Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação, 20(1), 26–42. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p26

Número

Sección

Artigos