Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil

Authors

  • Francisco das Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p01

Keywords:

Ensino, Ética, Ciência da Informação

Abstract

Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um  exame do contexto brasileiro quanto a uma  demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).

Author Biography

Francisco das Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciência da Informação

Published

2013-11-15

How to Cite

Souza, F. das C. de. (2013). Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil. Informação & Informação, 18(3), 01–26. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p01

Issue

Section

Artigos