Ferramentas para a análise e monitoramento nas redes sociais

Autores

  • Juan Prieto

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p120

Palavras-chave:

Análise de redes sociais, Sistemas de inteligência, Relações sociais, Internet, Redes de pesquisa científica

Resumo

Introdução: As redes e associações são usadas ??pelos seres humanos desde os primórdios da humanidade e sua análise levanta preocupações de diversos setores da sociedade. A Análise de Redes Sociais estuda a relação que existe entre uns e outros, a estrutura social, compara a presença online de um negócio com a competência, etc. É uma área que está surgindo, essencial nos processos de tomada de decisão por sua capacidade de analisar e intervir nos comportamentos das estruturas. 
Objetivo: Avaliar três ferramentas de Análise de Redes Sociais para monitorar as conversas sobre a Organização "IFLA" (International Federation of Library Associations) para medir o sentimento das mesmas, gerenciar os esforços sociais e relacionar os fluxos entre as entidades e grupos. 
Metodologia: Ensaio. 
Resultados: A propriedade mais importante de uma ferramenta para analisar as redes sociais é o fato de serem livres e virtuais. Os resultados demonstram que o número de buscas realizado sobre a IFLA, desde 2004 é decrescente em relação com o número total de buscas que têm sido feitas no Google. Por outro lado é interessante destacar que o interesse regional não coincide plenamente entre Google Trends e Google Insight
Conclusões: No estudo foram analisadas ferramentas especializadas no registro da atividade em mídias sociais, que têm um elevado potencial para o exercício de acompanhamento no âmbito das relações públicas e de pesquisa básica e aplicada.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juan Prieto

Doctor en Ciencias de la Documentación.

Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid. Biblitoeca.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Como Citar

Prieto, J. (2012). Ferramentas para a análise e monitoramento nas redes sociais. Informação & Informação, 17(1), 120–131. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p120

Edição

Seção

Artigos