Competência informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
um estudo do projeto pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p21Palavras-chave:
Competência informacional, Educação para a competência informacional, Projeto pedagógico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaíbaResumo
Apresenta resultados de pesquisa que teve o objetivo de verificar, no projeto pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB),a existência de propostas voltadas para o desenvolvimento de competência informacional nos estudantes dessa Instituição. O estudo se baseia nastrês concepções de competência informacional abordadas por Belluzzo e Rosetto(2005) e Dudziak (2003): na concepção de se “construir conhecimento”,na concepção “digital” e na concepção da “informação social”, com ênfase no aprendizado ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na literatura da área. Os resultados apontam para a ausência de propostas voltadas para a competência informacional concernente à inclusão digital, à educação continuada e ao desenvolvimento do espírito investigativo no estudante. De acordo com a literatura da área, essas são práticas de grande importância como potencializadoras do bom uso da informação e de obtenção de conhecimentos.
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