Acervos digitais e ensino de história

o Arquivo Público do Estado de São Paulo enquanto oficina para aprendizagem histórica

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Renan Marques Birro Universidade Estadual do Pernambuco
  • Márcio Adriano Costa dos Santos Santos UFAL
  • Dalila Maria Alves UFT

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p194

Palavras-chave:

Ensino de História, História Digital, Acervo Digital

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reconhecer os acervos digitais como recursos educacional para o Ensino de História a partir de um experimento conduzido no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Para tanto, o trabalho se pautou tanto na análise bibliográfica como na lide com o fundo documental deste espaço de modo dialogado com a sala de aula, assumindo assim uma abordagem qualitativa. Neste ínterim, cremos que o Arquivo Público do Estado de São Paulo é um espaço informacional promissor no contexto da cultura digital, pois facilita o acesso aos objetos, artefatos, dispositivos e fontes digitais, além de qualificar fontes históricas e o Ensino de História por meio deste espaço arquivístico. Diante disso, apontamos que o emprego de acervos digitais no campo do Ensino de História possibilita experiências de aprendizagem mais atrativas e dinâmicas, abrindo espaço reflexões acerca da natureza da História, de seu processo de escrita e disseminação, tal como da própria dinâmica de preservação e organização documental em espaços como arquivos, bibliotecas e museus.

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Biografia do Autor

Renan Marques Birro, Universidade Estadual do Pernambuco

Eu sou Professor Adjunto de História Medieval e Ensino de História Medieval da Universidade de Pernambuco (UPE/Mata Norte, Licenciaturas Presencial e EAD) e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade de Pernambuco; também atuo como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Sou Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2013-2017), Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2011-2013), especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela UniBF (2023), Licenciado em História pela UniBF (2023) e graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário FATECIE (2024). Eu integro o LATHIMM - Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (USP), o Leitorado Antiguo - Laboratório de Ensino e Pesquisa em História Antiga e Medieval - (UPE), a SIEN - Sociedade Iberoamericana de Estudos Nórdicos - por meio do grupo de pesquisa Leituras da Escandinávia Medieval (UEL) e o Linhas - Núcleo de Estudos sobre Narrativas e Medievalismos (UFRRJ). Ademais, sou sócio da Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) desde 2016.Pesquiso os seguintes temas: Usos do passado, Era Viking/Escandinávia Medieval, Medievalismo, Educação 5.0, Humanidades Digitais, História Digital e Produção de Material Didático Digital.

Márcio Adriano Costa dos Santos Santos, UFAL

Atualmente, está como membro suplente no Comitê Gestor de Danos Extrapatrimoniais no caso Braskem. Membro titular no GT de Política Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI (UFAL). Graduado em Biblioteconomia (UFAL). Agente de Desenvolvimento Cooperativista (IFAL). Atua como pesquisador nos Grupos de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC/UFAM) e em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS/UFTO), Núcleo de Estados Afro-brasileiros (NEAB-UFT). Fundador e diretor do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas. Coordenador do Observatório das Bibliotecas em Alagoas. Membro do Movimento Povos das Lagoas. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social. Autor de capítulos de livros e diversos artigos. Tem experiência em Implantação e Implementação de Projetos em Bibliotecas, Institutos, OSC e Startups. Tem interesse nas áreas de: Competência em Informação; Tecnologias e Disseminação da Informação; Informática Aplicada à Biblioteconomia; Inclusão Digital; Redes Sociais e Tecnologia da Informação em ambientes educacionais. Transformação Digital. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social.

Dalila Maria Alves, UFT

Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins em 2024. Participou do projeto de extensão "Surfando em Coleções Digitais" em 2021. É uma dos idealizadores do "Grupo de Estudos da Educação Brasileira". Bolsista PIBIC 2022 com o projeto: Acervos digitais e Educação: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin enquanto possibilidade para o ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Coelho, G. L. S., Birro, R. M., Santos, M. A. C. dos S., & Alves, D. M. (2024). Acervos digitais e ensino de história: o Arquivo Público do Estado de São Paulo enquanto oficina para aprendizagem histórica. Informação & Informação, 29(4), 194–224. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p194

Edição

Seção

Dossiê Temático