Acervos digitais e ensino de história
o Arquivo Público do Estado de São Paulo enquanto oficina para aprendizagem histórica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p194Palavras-chave:
Ensino de História, História Digital, Acervo DigitalResumo
O presente artigo tem como objetivo reconhecer os acervos digitais como recursos educacional para o Ensino de História a partir de um experimento conduzido no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Para tanto, o trabalho se pautou tanto na análise bibliográfica como na lide com o fundo documental deste espaço de modo dialogado com a sala de aula, assumindo assim uma abordagem qualitativa. Neste ínterim, cremos que o Arquivo Público do Estado de São Paulo é um espaço informacional promissor no contexto da cultura digital, pois facilita o acesso aos objetos, artefatos, dispositivos e fontes digitais, além de qualificar fontes históricas e o Ensino de História por meio deste espaço arquivístico. Diante disso, apontamos que o emprego de acervos digitais no campo do Ensino de História possibilita experiências de aprendizagem mais atrativas e dinâmicas, abrindo espaço reflexões acerca da natureza da História, de seu processo de escrita e disseminação, tal como da própria dinâmica de preservação e organização documental em espaços como arquivos, bibliotecas e museus.
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