Google search e a faceta confiável
análise do recurso "sobre este resultado" por meio de eye tracking
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28Palavras-chave:
Eye Tracking, Experiencia de usuario, Confiabilidade da Informação, Pesquisa na WebResumo
Objetivo: O objetivo é compreender a interação dos usuários com informações contextuais disponibilizadas pelo motor de busca, analisando a eficácia e a visibilidade deste recurso. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa utilizando Eye Tracking, protocolo verbal e entrevistas semi-estruturadas. A amostra consistiu em 21 participantes, sendo 8 estudantes de Graduação em Fonoaudiologia e 13 de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. Os dados foram coletados e analisados com o software Tobii Studio. Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos usuários buscou o recurso "Sobre este resultado" na parte superior do Google Search ou nos links recuperados. Apenas 38% dos participantes localizaram o recurso, destacando a necessidade de uma maior visibilidade e melhor posicionamento. Além disso, 85,71% dos participantes consideraram o recurso útil para verificar a confiabilidade de sites desconhecidos, embora tenham encontrado dificuldades em sua localização. Conclusões: A pesquisa sugere que a visibilidade e o design do recurso "Sobre este resultado" devem ser aprimorados para aumentar sua eficácia e utilidade. A localização estratégica e a iconografia clara são cruciais para garantir que os usuários reconheçam e utilizem o recurso adequadamente. A análise das Áreas de Interesse indica que o conteúdo e o design da interface influenciam diretamente a percepção de confiabilidade pelos usuários.
Downloads
Referências
ALBERT, W.; TULLIS, T. S. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2010.
BOJKO, A. Eye tracking the user experience: a practical guide to research. Rosenfeld Media, 2013.
FERREIRA, A. M. J. F. da C.; MARTINEZ, S. M. R.; CONEGLIAN, C. S.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Experiência de usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/351/172. Acesso em: 7 dez. 2023.
GOLDBERG, J. H.; WICHANSKY, A. M. Eye tracking in usability evaluation: a practitioner's guide. In: the Mind's Eye. North-Holland, 2003. p. 493-516.
HENKE, J.; LEISSNER, L.; MÖHRING, W. How can journalists promote news credibility? effects of evidences on trust and credibility. Journalism Practice, v. 14, n. 3, p. 299-318, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1605839. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17512786.2019.1605839. Acesso em: 1 dez. 2023.
HOTCHKISS, G.; ALSTON, S.; EDWARDS, G. Eye tracking study. [S.l.: s.n.], 2005. Disponível em: https://searchengineland.com/wp-content/seloads/2007/09/hotchkiss-eye-tracking-2005.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.
LIOR, L. N. Understanding user reading patterns. In: LIOR, L. N. Writing for interaction: crafting the information experience for web and software apps. Boston: Morgan Kaufmann, 2013. p. 91-106. DOI: https://doi.org/10.1016/C2011-0-07314-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780123948137000067. Acesso em: 7 abr. 2024.
MORVILLE, P. User experience design, 2004. Disponível em: https://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 10 dez. 2023.
RENN, O.; LEVINE, D. Trust and credibility in risk communication. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON RISK COMMUNICATION HELD AT THE KFA JÜLICH, 70., 1989, Julich. Proceedings [...]. Julich: Zentralbibliothek d. Kernforschungsanl, 1988, p. 51-81. Disponível em: https://elib.uni-stuttgart.de/handle/11682/7343. Acesso em: 5 dez. 2023.
SOARES, M. M.; REBELO, F.; AHRAM, T. Z. (Ed.). Handbook of Usability and User-experience: methods and techniques. CRC Press, 2022.
SNIR, Itamar.; HEBBAR, Nidhi. Google Search: New Fact-Checking to Stop Misinformation. Google, 28 mar. 2023. Disponível em: https://blog.google/products/search/google-search-new-fact-checking-misinformation/. Acesso em: 16 maio 2024.
TURNER, P. A psychology of user experience: involvement, affect and aesthetics. Switzerland: Springer, 2017. E-book (148 p.). ISBN: 978-3-319-70652-8. DOI: : https://doi.org/10.1007/978-3-319-70653-5.
VIDOTTI, S. A. B. G.; CONEGLIAN, C. S.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; FERREIRA, A. M. J. F. da C.; RODAS, C. M.; SANTAREM SEGUNDO, J. E. Arquitetura da informação e eye tracking: o que o olhar e os dados revelam. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 181–202, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38646. Acesso em: 20 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suellen Timm Barros, Gustavo Camossi, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Cecílio Merlotti Rodas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.