Google search e a faceta confiável

análise do recurso "sobre este resultado" por meio de eye tracking

Autores

  • Suellen Timm Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências https://orcid.org/0000-0001-9124-0242
  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil; Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1553-1053
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP, Brasil. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4216-0374
  • Cecílio Merlotti Rodas Docente do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Votuporanga em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE). Docente na Unesp de Marília, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. https://orcid.org/0000-0002-4856-066X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28

Palavras-chave:

Eye Tracking, Experiencia de usuario, Confiabilidade da Informação, Pesquisa na Web

Resumo

Objetivo: O objetivo é compreender a interação dos usuários com informações contextuais disponibilizadas pelo motor de busca, analisando a eficácia e a visibilidade deste recurso. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa utilizando Eye Tracking, protocolo verbal e entrevistas semi-estruturadas. A amostra consistiu em 21 participantes, sendo 8 estudantes de Graduação em Fonoaudiologia e 13 de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp. Os dados foram coletados e analisados com o software Tobii Studio. Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos usuários buscou o recurso "Sobre este resultado" na parte superior do Google Search ou nos links recuperados. Apenas 38% dos participantes localizaram o recurso, destacando a necessidade de uma maior visibilidade e melhor posicionamento. Além disso, 85,71% dos participantes consideraram o recurso útil para verificar a confiabilidade de sites desconhecidos, embora tenham encontrado dificuldades em sua localização. Conclusões: A pesquisa sugere que a visibilidade e o design do recurso "Sobre este resultado" devem ser aprimorados para aumentar sua eficácia e utilidade. A localização estratégica e a iconografia clara são cruciais para garantir que os usuários reconheçam e utilizem o recurso adequadamente. A análise das Áreas de Interesse indica que o conteúdo e o design da interface influenciam diretamente a percepção de confiabilidade pelos usuários.

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Biografia do Autor

Suellen Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(Unesp), Marília, SP, Brasil.

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil; Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil

Docente no Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil,

Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, a Biblioteconomia. Ambientes informacionais digitais,

 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Barros, S. T., Camossi, G., Vidotti, S. A. B. G., & Rodas, C. M. (2024). Google search e a faceta confiável: análise do recurso "sobre este resultado" por meio de eye tracking. Informação & Informação, 29(4), 28–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28

Edição

Seção

Dossiê Temático