Google search e a faceta confiável

análise do recurso "sobre este resultado" por meio de eye tracking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28

Palavras-chave:

Eye Tracking, Experiência do Usuário, Confiabilidade da Informação, Pesquisa na Web

Resumo

Objetivo: O objetivo é compreender a interação dos usuários com informações contextuais disponibilizadas pelo motor de busca, analisando a eficácia e a visibilidade deste recurso.
Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa utilizando Eye Tracking, protocolo verbal e entrevistas semi-estruturadas. A amostra consistiu em 21 participantes, sendo 8 estudantes de Graduação em Fonoaudiologia e 13 de PósGraduação em Ciência da Informação da Unesp. Os dados foram coletados e analisados com o software Tobii Studio.
Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos usuários buscou o recurso "Sobre este resultado" na parte superior do Google Search ou nos links recuperados. Apenas 38% dos participantes localizaram o recurso, destacando a necessidade de uma maior visibilidade e melhor posicionamento. Além disso, 85,71% dos participantes consideraram o recurso útil para verificar a confiabilidade de sites desconhecidos, embora tenham encontrado dificuldades em sua localização.
Conclusões: A pesquisa sugere que a visibilidade e o design do recurso "Sobre este resultado" devem ser aprimorados para aumentar sua eficácia e utilidade. A localização estratégica e a iconografia clara são cruciais para garantir que os usuários reconheçam e utilizem o recurso adequadamente. A análise das Áreas de Interesse indica que o conteúdo e o design da interface influenciam diretamente a percepção de confiabilidade pelos usuários.

Downloads

Biografia do Autor

Suellen Timm Barros, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Assistente de Marketing Digital na Revista College and University Dialogue e Escola de
Educação a Distância da Andrews University (A.U.), e Editora-chefe do Adventist Educators
Blog. Marília, Brasil.

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
Estadual Paulista (UNESP). Docente no Centro Universitário Euripedes de Marília (UNIVEM),
Marília, Brasil.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, Brasil. 

Cecílio Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(UNESP). Docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, (IFSP), Votuporanga, Brasil.

Referências

ALBERT, W.; TULLIS, T. S. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2010.

BOJKO, A. Eye tracking the user experience: a practical guide to research. Rosenfeld Media, 2013.

FERREIRA, A. M. J. F. da C.; MARTINEZ, S. M. R.; CONEGLIAN, C. S.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Experiência de usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/351/172. Acesso em: 7 dez. 2023.

GOLDBERG, J. H.; WICHANSKY, A. M. Eye tracking in usability evaluation: a practitioner's guide. In: the Mind's Eye. North-Holland, 2003. p. 493-516. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-044451020-4/50027-X

HENKE, J.; LEISSNER, L.; MÖHRING, W. How can journalists promote news credibility? effects of evidences on trust and credibility. Journalism Practice, v. 14, n. 3, p. 299-318, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1605839. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17512786.2019.1605839. Acesso em: 1 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1605839

HOTCHKISS, G.; ALSTON, S.; EDWARDS, G. Eye tracking study. [S.l.: s.n.], 2005. Disponível em: https://searchengineland.com/wp-content/seloads/2007/09/hotchkiss-eye-tracking-2005.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.

LIOR, L. N. Understanding user reading patterns. In: LIOR, L. N. Writing for interaction: crafting the information experience for web and software apps. Boston: Morgan Kaufmann, 2013. p. 91-106. DOI: https://doi.org/10.1016/C2011-0-07314-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780123948137000067. Acesso em: 7 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394813-7.00006-7

MORVILLE, P. User experience design, 2004. Disponível em: https://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 10 dez. 2023.

RENN, O.; LEVINE, D. Trust and credibility in risk communication. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON RISK COMMUNICATION HELD AT THE KFA JÜLICH, 70., 1989, Julich. Proceedings [...]. Julich: Zentralbibliothek d. Kernforschungsanl, 1988, p. 51-81. Disponível em: https://elib.uni-stuttgart.de/handle/11682/7343. Acesso em: 5 dez. 2023.

SOARES, M. M.; REBELO, F.; AHRAM, T. Z. (Ed.). Handbook of Usability and User-experience: methods and techniques. CRC Press, 2022. DOI: https://doi.org/10.1201/9780429343490

SNIR, Itamar.; HEBBAR, Nidhi. Google Search: New Fact-Checking to Stop Misinformation. Google, 28 mar. 2023. Disponível em: https://blog.google/products/search/google-search-new-fact-checking-misinformation/. Acesso em: 16 maio 2024.

TURNER, P. A psychology of user experience: involvement, affect and aesthetics. Switzerland: Springer, 2017. E-book (148 p.). ISBN: 978-3-319-70652-8. DOI: : https://doi.org/10.1007/978-3-319-70653-5. Acesso em: 20 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-70653-5

VIDOTTI, S. A. B. G.; CONEGLIAN, C. S.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; FERREIRA, A. M. J. F. da C.; RODAS, C. M.; SANTAREM SEGUNDO, J. E. Arquitetura da informação e eye tracking: o que o olhar e os dados revelam. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 181–202, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38646. Acesso em: 20 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Barros, S. T., Camossi, G., Vidotti, S. A. B. G., & Rodas, C. M. (2024). Google search e a faceta confiável: análise do recurso "sobre este resultado" por meio de eye tracking. Informação & Informação, 29(4), 28–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28

Edição

Seção

Dossiê Temático