GOOGLE SEARCH AND THE RELIABLE FACET

ANALYSIS OF THE "ABOUT THIS RESULT" FEATURE USING EYE TRACKING

Authors

  • Suellen Timm Barros Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências https://orcid.org/0000-0001-9124-0242
  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil; Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1553-1053
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP, Brasil. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4216-0374
  • Cecílio Merlotti Rodas Docente do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Votuporanga em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE). Docente na Unesp de Marília, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. https://orcid.org/0000-0002-4856-066X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28

Keywords:

Eye Tracking, Experiencia de usuario, Confiabilidade da Informação, Pesquisa na Web

Abstract

Objective: El objetivo es comprender la interacción de los usuarios con la información contextual puesta a disposición por el motor de búsqueda, analizando la efectividad y visibilidad de este recurso. Metodología: La investigación adoptó un enfoque cualitativo utilizando Eye Tracking, protocolo verbal y entrevistas semiestructuradas. La muestra estuvo compuesta por 21 participantes, 8 estudiantes de Licenciatura en Fonoaudiología y 13 estudiantes de Postgrado en Ciencias de la Información de la Unesp. Los datos fueron recopilados y analizados utilizando el software Tobii Studio. Resultados: Los resultados mostraron que la mayoría de los usuarios buscaron la función "Acerca de este resultado" en la parte superior de la Búsqueda de Google o recuperaron enlaces. Sólo el 38% de los participantes localizó el recurso, destacando la necesidad de una mayor visibilidad y un mejor posicionamiento. Además, el 85,71% de los participantes consideró útil el recurso para comprobar la fiabilidad de sitios web desconocidos, aunque encontraron dificultades para localizarlos. Conclusiones: Las investigaciones sugieren que la visibilidad y el diseño de la función "Acerca de este resultado" deberían mejorarse para aumentar su eficacia y utilidad. La ubicación estratégica y una iconografía clara son cruciales para garantizar que los usuarios reconozcan y utilicen el recurso de manera adecuada. El análisis de Áreas de Interés indica que el contenido y el diseño de la interfaz influyen directamente en la percepción de confiabilidad de los usuarios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suellen Timm Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(Unesp), Marília, SP, Brasil.

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil; Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil

Docente no Centro Universitário Euripedes de Marília, Marilia, SP, Brasil,

Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, a Biblioteconomia. Ambientes informacionais digitais,

 

References

ALBERT, W.; TULLIS, T. S. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2010.

BOJKO, A. Eye tracking the user experience: a practical guide to research. Rosenfeld Media, 2013.

FERREIRA, A. M. J. F. da C.; MARTINEZ, S. M. R.; CONEGLIAN, C. S.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Experiência de usuário: uma análise do ambiente Wikipédia. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/351/172. Acesso em: 7 dez. 2023.

GOLDBERG, J. H.; WICHANSKY, A. M. Eye tracking in usability evaluation: a practitioner's guide. In: the Mind's Eye. North-Holland, 2003. p. 493-516.

HENKE, J.; LEISSNER, L.; MÖHRING, W. How can journalists promote news credibility? effects of evidences on trust and credibility. Journalism Practice, v. 14, n. 3, p. 299-318, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1605839. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17512786.2019.1605839. Acesso em: 1 dez. 2023.

HOTCHKISS, G.; ALSTON, S.; EDWARDS, G. Eye tracking study. [S.l.: s.n.], 2005. Disponível em: https://searchengineland.com/wp-content/seloads/2007/09/hotchkiss-eye-tracking-2005.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.

LIOR, L. N. Understanding user reading patterns. In: LIOR, L. N. Writing for interaction: crafting the information experience for web and software apps. Boston: Morgan Kaufmann, 2013. p. 91-106. DOI: https://doi.org/10.1016/C2011-0-07314-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780123948137000067. Acesso em: 7 abr. 2024.

MORVILLE, P. User experience design, 2004. Disponível em: https://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 10 dez. 2023.

RENN, O.; LEVINE, D. Trust and credibility in risk communication. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON RISK COMMUNICATION HELD AT THE KFA JÜLICH, 70., 1989, Julich. Proceedings [...]. Julich: Zentralbibliothek d. Kernforschungsanl, 1988, p. 51-81. Disponível em: https://elib.uni-stuttgart.de/handle/11682/7343. Acesso em: 5 dez. 2023.

SOARES, M. M.; REBELO, F.; AHRAM, T. Z. (Ed.). Handbook of Usability and User-experience: methods and techniques. CRC Press, 2022.

SNIR, Itamar.; HEBBAR, Nidhi. Google Search: New Fact-Checking to Stop Misinformation. Google, 28 mar. 2023. Disponível em: https://blog.google/products/search/google-search-new-fact-checking-misinformation/. Acesso em: 16 maio 2024.

TURNER, P. A psychology of user experience: involvement, affect and aesthetics. Switzerland: Springer, 2017. E-book (148 p.). ISBN: 978-3-319-70652-8. DOI: : https://doi.org/10.1007/978-3-319-70653-5.

VIDOTTI, S. A. B. G.; CONEGLIAN, C. S.; ROA-MARTÍNEZ, S. M.; FERREIRA, A. M. J. F. da C.; RODAS, C. M.; SANTAREM SEGUNDO, J. E. Arquitetura da informação e eye tracking: o que o olhar e os dados revelam. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 181–202, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38646. Acesso em: 20 nov. 2023.

Published

2024-12-31

How to Cite

Barros, S. T., Camossi, G., Vidotti, S. A. B. G., & Rodas, C. M. (2024). GOOGLE SEARCH AND THE RELIABLE FACET: ANALYSIS OF THE "ABOUT THIS RESULT" FEATURE USING EYE TRACKING. Informação & Informação, 29(4), 28–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n4p28