A Taxonomia de Bloom e as tecnologias digitais na Educação Básica
estudo de caso em escolas públicas e em privadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n2p27Palavras-chave:
Informação digital, Educação escolar, Taxonomia de Bloom, Tecnologias da informação e comunicaçãoResumo
Objetivos: A finalidade é aplicar a Taxonomia dos Objetivos Educacionais (TOE) às tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar. Para se chegar ao conhecimento, é necessário compreender o papel da informação neste processo. Num cenário mundial em que a digitalização transformou o modo de acesso e utilização das tecnologias da informação e comunicação, a TOE pode auxiliar os professores no planeamento de seu ensino com recurso às tecnologias na sala de aula.
Metodologia: Trata-se de um estudo de caso que analisa o acesso e uso das tecnologias digitais em sala de aula por parte de docentes de escolas públicas e privadas em Salvador (BA). A recolha de dados se fez através da aplicação de um questionário online com perguntas relativas a Taxonomia de Bloom e a sua relação com o uso das tecnologias digitais na sala de aula.
Resultados: Se mostra um maior e melhor acesso dos docentes das escolas privadas às TIC. Assim como se identificaram as dificuldades dos professores das escolas públicas no acesso à Internet devidas à ausência dos recursos tecnológicos necessários.
Conclusões: Compreende-se que a escola é o local mais apropriado para aprender e refletir sobre o ambiente digital. A TOE de Bloom pode auxiliar os docentes no planeamento de projetos TIC para o ambiente web nas salas de aula.
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